Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PATCHWORK DE COMPÓSITOS – CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA APS
Cristiane Manoela Silva

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação

As informações partilhadas no atendimento são marcadas por ruídos que, mesmo com intencionalidade de cuidar, podem ocasionar problemas de saúde. O objetivo deste trabalho foi fazer uma alegoria para explicar a importância de algumas dimensões da cultura de segurança do paciente.

Desenvolvimento

Com a aplicação de instrumento validado, baseado na avaliação de compósitos, foi observada a compreensão da cultura de SP dos trabalhadores, traçando-se uma alegoria que explicasse a importância e a relação de cada dimensão estudada.

Resultados

Para usar uma imagem que ajude a entender a análise proposta, evoca-se uma colcha de patchwork. Nessa técnica, retalhos de diferentes cores, padrões, tamanhos são trabalhados de modo a formar figuras que sejam unidas em uma costura para construir um todo harmonicamente. A colcha é a cultura de segurança do paciente, uma composição de retalhos – os compósitos – com características que somadas aquecem e cuidam. Cada retalho tem sua peculiaridade: alguns são tecidos íntegros, outros estão desgastados, com furos ou com desalinhamento da trama. Cada retalho deve ter um recorte que combine harmonicamente com o seu conjunto para que possa representar uma figura. Há ainda a costura, a linha que costura o trabalho não deve sumir totalmente, ela faz parte da composição e deve ser também forte suficiente para unir as partes, mas não demais, pois ela poderia causar um buraco em um retalho que tivesse um tecido mais delicado. Quando muito usada, a colcha pode requerer manutenção: trocar um retalho que se desgastou por outro para renovar, costurar a colcha com uma nova linha, pois a anterior está se desmanchando ou até mesmo reformular o todo com a inserção de um novo desenho. Cada compósito é um retalho: tem sua cor, trama, recorte e padrão, não é igual a outro e deve ser examinado de modo diferente do outro. Precisa estar em harmonia para montar uma composição que dê vida ao desenho de uma flor e essa flor se encaixar no desenho como um todo. A linha que costura a colcha é a comunicação. Se ela une adequadamente os pedaços sem “machucá-los”, então ela está dando a coesão ao todo. A liderança costura o trabalho, dá a forma da flor que compõe o desenho, posiciona os retalhos de modo a dar mais vida e harmonia a eles e fazer com que a colcha seja bonita e aqueça a pessoa que está usando a peça.

Considerações finais

A cultura precisa ser revisitada para conquistar pessoas novas e para reforçar os laços. Cada retalho precisa de um cuidado: o trabalho em equipe precisa ser estimulado, medido e revisitado. A pressão no trabalho dificilmente vai diminuir. O uso dos medicamentos pode gerar resultados clínicos, econômicos e humanísticos. A liderança pode aceitar novos desafios e assim se lançar em busca da qualidade da segurança dos indivíduos. A comunicação é o elemento essencial de todos os processos. Com ela, ouvir a necessidade e mobilizar ações que melhorem a qualidade de vida. Fazer os profissionais trocarem ideias e experiências para cuidar melhor.