Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Promoção da Saúde e Atuação do Serviço Social no Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid do município de Macaé no Estado do Rio de Janeiro
Fabiana Paschoal dos Santos, Nichollas Augusto Ribeiro Martins, Camila da Silva, Kathleen Tereza da Cruz, Emerson Elias Merhy

Última alteração: 2022-05-29

Resumo


O presente resumo tem como intuito situar a propagação da saúde como fator elementar para os membros em sociedade, situando a implementação do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid como estratégia basilar nesse processo e o Serviço Social como profissão essencial para o fortalecimento e garantia dos direitos universais a saúde dos usuários.      
A saúde é um direito de todos e sua promoção é fundamental para contribuir com a qualidade de vida dos membros da sociedade. Por este meio, a Organização Mundial da Saúde ampliou o conceito de promoção de saúde levando em consideração a qualidade de vida da população diante do planejamento e organização dos serviços e programas de saúde. Dessa forma, tal conceito caminhou para além da mera descrição de ausência de doenças e/ou enfermidade e passou a dialogar sob um contexto mais amplo, que engloba a promoção do bem-estar, seja ele, social, físico e/ou mental.  É, portanto, nesse viés que situamos a implementação do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (CARP), como um pilar estruturante na promoção em saúde e uma estratégia potencializadora do Município de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, que promove o acolhimento e o cuidado a saúde. O principal objetivo do programa é promover a quem se recuperou da Covid-19 com sequelas, que readquira a independência funcional melhorando sua qualidade de vida através do atendimento multidisciplinar, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo, utilizando-se de toda a estrutura da Rede por meio de protocolos de encaminhamentos às Unidades e programas que a rede Municipal de saúde oferece.
Concomitante, o Serviço Social atua como porta de entrada aos usuários do CARP, sendo responsável por acolher, apoiar e acompanhar o paciente e os familiares no período de tratamento, bem como, identificar recursos e benefícios disponíveis, proporcionando o acesso aos mesmos. Nesse sentido, exerce papel fundamental na efetivação da construção da cidadania, bem como, na garantia do acesso aos programas públicos de saúde, à medida que promove maneiras mais eficazes de atenção integral à saúde.  
Em suma, em uma sociedade capitalista que atua mediante aos seus próprios interesses, transformando todo e qualquer componente da sociedade em mercadoria, cada vez mais a promoção em saúde tem sido definida através de medidas curativistas e fragmentadas que buscam atender as demandas da população através das leis do mercado, remetendo a saúde aos pilares conservadores. Dessa forma, situa-se que existe nesse processo a necessidade de esforços em conjunto para que a promoção em saúde esteja para além de medidas pragmáticas, bem como, se faz necessário a criação e recriação de novas estratégias profissionais para melhor construir espaços que dialoguem com a emancipação da vida humana, na qual, o Serviço Social, torna-se de grande importância nesse processo devido a capacidade de intervir  na realidade desses sujeitos sobre a perspectiva da totalidade, indo contra as medidas que caminham na perspectiva de fragmentação e despolitização de direitos, promovendo assim a ineficácia nos atendimentos a população em geral.