Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-25
Resumo
A pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2 acelerou uma revolução educacional que repercutiu na assistência à saúde, educação e outros gerando algumas inseguranças e incertezas. O estudo trata-se da experiência dos discentes da quarta turma do Mestrado Profissional RENASF nucleadora UECE sobre o planejamento e realização do I Webinário de Práticas Inovadora em Saúde na APS/ESF como exercício prático do Módulo Educação em Saúde I. O webinário foi realizado no dia 26 de março de 2021 pela plataforma Google Meet Para a construção do evento os mestrandos se dividiram de modo organizativo e operativo com divisão da turma por grupos operacionais denominado: coordenadores, relatores, mediadores, comunicadores, design gráfico, aúdio e vídeo. Os palestrantes foram convidados pelo grupo da comunicação via celular e e-mail. Seguindo com a criação de uma sala no Google Meet e em seguida desenvolvido um convite interativo tanto para os palestrantes, como para os participantes. A divulgação do webinário se deu por mídias sociais e os participantes foram profissionais da saúde, universitários, docentes e discentes do Mestrado Profissional RENASF de várias nucleadoras. A experiência do Webinário como estratégia de educação em saúde, conduzida pelos discentes do mestrado profissional em saúde da família foi positiva. Apesar dos desafios que o período pandêmico do COVID-19 vem proporcionando, desenvolver o webinário gerou a oportunidade de crescimento profissional na busca da melhoria da qualidade da assistência à saúde, e um melhor acolhimento. Visto que tudo isso se perfaz na educação em saúde, florescendo nos discentes a vontade coletiva de um SUS mais justo e acessível para todos. A vivência tecnológica foi uma possibilidade de inovar frente ao cenário pandêmico e ainda assim, contribuir com o coletivo sobre as práticas dos convidados. Finalizando com a agradável missão dos discentes em construir e reconstruir cenários que habilitem práticas articuladas entre a promoção e a educação popular.