Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
WEBINÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: RELATANDO EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
MIRNIS APARECIDA VIEIRA MACEDO, ANNE EVELYN GOMES SERRA, FRANCISCA KARUSA CARVALHO BARBOSA, GEOVANA MARIA SANTANA MALHEIRO, MARIANA VALE FRANCELINO SAMPAIO, PAULO HENRIQUE ARAUJO LIMA FILHO, ROSANA LIBERATO LOPES, YANDRA RAQUEL DO NASCIMENTO BEZERRA

Última alteração: 2022-01-25

Resumo


A pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2 acelerou uma revolução educacional que repercutiu na assistência à saúde, educação e outros gerando algumas inseguranças e incertezas. O estudo trata-se da experiência dos discentes da quarta turma do Mestrado Profissional RENASF nucleadora UECE sobre o planejamento e realização do I Webinário de Práticas Inovadora em Saúde na APS/ESF como exercício prático do Módulo Educação em Saúde I.  O webinário foi realizado no dia 26 de março de 2021 pela plataforma Google Meet Para a construção do evento os mestrandos se dividiram de modo organizativo e operativo com divisão da turma por grupos operacionais denominado: coordenadores, relatores, mediadores,  comunicadores, design gráfico, aúdio e vídeo. Os palestrantes foram convidados pelo grupo da comunicação via celular e e-mail. Seguindo com a criação de uma sala no Google Meet e em seguida desenvolvido um convite interativo tanto para os palestrantes, como para os participantes. A divulgação do webinário se deu por mídias sociais e os participantes foram profissionais da saúde, universitários, docentes e discentes do Mestrado Profissional RENASF de várias nucleadoras.   A experiência do Webinário como estratégia de educação em saúde, conduzida pelos discentes do mestrado profissional em saúde da família foi positiva.  Apesar dos desafios que o período pandêmico do COVID-19 vem proporcionando, desenvolver o webinário gerou a oportunidade de crescimento profissional na busca da melhoria da qualidade da assistência à saúde, e um melhor  acolhimento. Visto que  tudo isso se perfaz na educação em saúde, florescendo nos discentes a vontade coletiva de um SUS mais justo e acessível para todos. A vivência tecnológica foi uma possibilidade de inovar frente ao cenário pandêmico e ainda assim, contribuir com o coletivo sobre as práticas dos convidados. Finalizando com a agradável missão dos discentes em construir e reconstruir cenários que habilitem práticas articuladas entre a promoção e a educação popular.