Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O uso do diário coletivo em um curso de extensão universitária para pessoal de saúde.
Poliana Silva Oliveira, Gabriella Carrijo Souza, Silvana Martins Mishima, Luana Pinho Mesquita Lago, Maristel Kasper, Silvia Matumoto, Janaina Pereira Silva, Cinira Magali Fortuna

Última alteração: 2022-07-11

Resumo


Apresentação: O diário é uma ferramenta utilizada para expressar, por meio da escrita, sentimentos, vivências, ideias e  questionamentos. Para o referencial da Análise Institucional, a escrita do diário é sempre uma escrita implicada, sendo potente para a análise de como os sujeitos estão envolvidos nas situações, dos atravessamentos, das relações que  influenciam seus modos de viver e de exercer as práticas profissionais. Existem diferentes tipos de diários: o pessoal, de pesquisa, e que podem ser utilizados em diferentes situações como na pesquisa e na formação. Apostou-se no uso do Diário Coletivo, como estratégia de ensino em um curso de extensão universitária, oferecido de forma remota, para pessoal da saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever o uso do diário coletivo em um curso de extensão universitária, refletindo sobre sua potencialidade como dispositivo de formação crítico-reflexiva no campo da saúde. Desenvolvimento do trabalho: O diário coletivo foi utilizado em um curso de atualização oferecido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo sob coordenação de docentes do curso de Enfermagem. O tema do curso tratou de uma aproximação ao referencial teórico metodológico da Análise Institucional (AI), no campo da saúde. Participaram do curso profissionais de saúde, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, totalizando 35 participantes. O curso teve duração de 40h e ocorreu quinzenalmente, aos sábados, entre setembro e dezembro de 2021. Resultados: Foi proposto aos participantes, que escrevessem, em momento assíncrono, no diário coletivo experiências relacionadas aos conceitos do referencial da AI, buscando articular a vivência com os conceitos, sobretudo, no campo de atuação e/ou pesquisa da saúde. Foram trabalhados temas como Pobreza Menstrual, por meio da leitura crítica de um artigo jornalístico, sendo proposta a escrita no diário, das reflexões sobre o tema em  articulação com a experiência pessoal e/ou profissional do participante e o referencial da AI. Outra proposta foi a escrita de uma análise de implicação sobre as relação dos participantes com o referencial da AI e o campo da saúde. O diário foi composto pela escrita de cada participante, que, livremente, fez relação de seus escritos com os textos disponibilizados na disciplina, assim como os escritos de outros participantes. Também incluiu-se imagens e charges, ampliando o diário para além do texto escrito. Houve alguns poucos participantes que não escreveram no diário e expuseram dificuldades com a escrita. Destaca-se a discussão dos textos produzidos pelo coletivo nos encontros remotos síncronos, indicando necessidade de retomada dos escritos, articulando esse processo de escrever e publicizar a vivência da autogestão e auto-análise. Considerações finais: O diário coletivo permitiu aos participantes do curso registrar suas experiências articulando-as com os conceitos abordados, além de trazer suas dúvidas e críticas. Permitiu que muitos pudessem também reelaborar conceitos construídos sobre a AI, assim como uma releitura dos temas discutidos, à luz do referencial teórico e metodológico da AI. O diário é uma ferramenta formativa que pode contribuir para aprendizagem e na produção da grupalidade, elementos necessários para a formação inicial e permanente nos serviços de saúde.