Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Curso Educação à Distância Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde
Cecília Cleonice Martins, Cecilia Cleonice Ribeiro Martins, Fatima Madalena de Campos Lico, Aline Faria de Souza, Antonieta Maria Mazzotti Paes de Almeida, Maria José Patricio Homen, Teresa Cristina Baptstuzzo Penteado, Katia Arcanjo dos Santos, Yamara Vieira Bragatto

Última alteração: 2022-01-25

Resumo


A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como diretriz promover a Atenção Integral à Saúde dos trabalhadores e ampliar as ações de vigilância no território. A Atenção Básica, porta de entrada do Sistema Único de Saúde – SUS, permite reconhecer as características da população e o desenvolvimento de ações o mais próximo possível de onde as pessoas vivem e trabalham. Ancorada nas diretrizes e pressupostos da Política Nacional, a proposta do Curso de Educação à Distância “Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde” é contribuir para a efetividade das ações voltadas à saúde no trabalho, por meio de redes com apoio matricial, além de contribuir para a integração do sistema de atenção à saúde, com a participação ativa de todos os atores sociais envolvidos. Tem, portanto, como objetivo principal, desenvolver o processo de educação permanente em saúde (EPS) para os profissionais da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, para desenvolverem ações de promoção e prevenção e constituir a rede de atenção à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

O Curso foi elaborado e executado pelo Grupo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, composto por profissionais dos seis Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, da Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS) e suas unidades municipais regionalizadas e da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Coordenação de Vigilância em Saúde (DIVSAT-COVISA). O curso vem sendo desenvolvido desde 2015, na modalidade semipresencial, sendo que, ao final das turmas, é avaliado pelo GT, atualizado e introduzido as modificações. Em 2020/2021, devido à pandemia de COVID-19, o mesmo foi realizado à distância e os encontros presenciais gerais e regionais foram substituídos por “Live,” transmitidas, no Canal da EMS-SMS, via youtube. O curso foi desenvolvido por meio da plataforma Moodle e ofertado simultaneamente nas 6 regiões da cidade de São Paulo - Centro, Norte, Leste, Sul, Sudeste, Oeste.  É composto por 9 módulos e possui carga horária de 65 horas. É destinado aos profissionais de saúde, estagiários, residentes e conselhos gestores de saúde. Ao final do curso realizado no período de agosto a dezembro de 2021, foi aplicado um questionário de avaliação para entender o impacto do processo de EPS.

Em 2021, foram inscritos 934 profissionais, sendo que 234 responderam ao questionário de avaliação do curso. Destes, 98,3% consideraram o conteúdo do curso relevante para o seu aprendizado; 92,3% referiram que o curso habilitou para a formação de redes no território; 98,7% consideraram que o curso atendeu às suas expectativas; 98,3% consideraram que houve mudanças em seu processo de trabalho e 97,4% referiram uma mudança no olhar em relação ao usuário que procura a sua unidade de saúde; 82,1% consideraram que as “Live” foram importantes na substituição dos momentos presenciais.

Observou-se que o curso permitiu aos participantes rever o processo de saúde-trabalho e adoecimento, estimular a formação de redes por meio da realização de fóruns intersetoriais e encontros de matriciamento em saúde do trabalhador.