Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Clima de segurança do paciente em um centro cirúrgico universitário durante os período pré-pandêmico e pandêmico de COVID-19
Nathália Henriques Veiga, Beathrice Ramos Beserra, Cintia Silva Fassarella, Rhayana Vitória da Rosa Silva, Vanessa de Souza Moraes

Última alteração: 2022-01-26

Resumo


Apresentação: A Segurança do Paciente envolve um conjunto de ações para reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de danos associados aos cuidados de saúde. Logo, um clima de segurança positivo deve estar presente nas instituições de saúde sendo indispensável para um cuidado centrado na qualidade. Tendo em vista tal importância, o presente trabalho tem por objetivo comparar os domínios de clima de segurança do paciente em centro cirúrgico de um hospital universitário nos períodos pré-pandêmico e pandêmico da covid-19.

Descrição do trabalho: Estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 4.638.444. Foi realizado no centro cirúrgico de um hospital universitário, onde a população alvo foram os profissionais de saúde do centro cirúrgico que trabalharam nesse ambiente durante os períodos pré-pandêmico e de pandemia da COVID-19. Os critérios de inclusão foram: trabalhar neste centro cirúrgico durante o período pré-pandêmico e durante o atual período de pandemia da COVID-19. Os critérios de exclusão foram profissionais que estavam de férias ou licença. A coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2021 resultando em um total de 99 formulários. O instrumento utilizado foi o Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room e os dados foram organizados e analisados por meio da plataforma Excel, no qual realizou-se uma análise estatística descritiva simples.

Resultados: Anteriormente à pandemia, todos os domínios foram considerados negativos segundo a escala Likert. Entretanto, durante o período de pandemia, o domínio de comunicação foi considerado positivo com um escore total de 76.89, o que indica uma melhora na comunicação entre os profissionais neste período. Além disso, ficou evidente a necessidade de melhoria nos domínios de clima de segurança, percepção da gerência, percepção do estresse, condição de trabalho e percepção do desempenho profissional, os quais apresentaram escores negativos. Este último obteve o pior escore total durante os dois períodos obtendo 23,59% e 25,13% respectivamente. A qualidade da comunicação entre os profissionais também foi avaliada, apontando que os instrumentadores/circulantes de sala foram os melhores avaliados da equipe, recebendo uma maior pontuação que os demais. Enquanto os cirurgiões obtiveram a pior pontuação durante os dois períodos.

Considerações finais: Evidencia-se uma avaliação mais positiva no domínio da comunicação entre os profissionais do centro cirúrgico durante o período de pandemia da COVID-19 comparado ao período pré-pandêmico. Ademais, fica claro que ainda há muito o que se melhorar acerca das medidas de segurança do paciente visando alcançar um clima de segurança positivo no ambiente cirúrgico das unidades de saúde para se conquistar um cuidado adequado e de qualidade trazendo benefícios para o paciente e para a instituição. Entretanto, o estudo continua em andamento e novos achados serão encontrados.