Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DE NUTRICIONISTAS NO O COTIDIANO E EXECUÇÃO DAS DIETAS HOSPITALARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19
Thalita Marques da Silva, Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Rosana Freitas De Assis, Márcio Santos Carvalho, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação e objetivo:

O espectro clínico da doença COVID-19 é amplo e as alterações nutricionais em paciente acometidos pela COVID 19, devem ser monitoradas de forma sistemática pois, o estado pro-inflamatório e o stress estão intensamente associados a alterações do estado nutricional podendo, consequentemente, afetar de forma negativa a resposta imunitária. O objetivo desse trabalho é discorrer sobre a percepção de nutricionistas sobre o cotidiano e execução das dietas hospitalares durante a pandemia da covid 19.

Método do estudo:

Estudo de revisão de literatura, pautado em artigos, nacionais e internacionais publicados entre 2020 e 2022, sobre a percepção de nutricionistas sobre o cotidiano e execução das dietas hospitalares durante a pandemia da covid 19. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online e Google Scholar. Para o encontro dos materiais foram utilizadas as palavras chaves: dietas hospitalares, percepção de nutricionistas, COVID 19.

Resultados:

Foi percebido como imprescindível a utilização de ferramentas de triagem nutricional e a implementação de cuidados para identificar e reduzir os efeitos deletérios da desnutrição em pacientes hospitalizados com COVID-19. A terapia nutricional composta por dieta personalizada adicionada de suplementação nutricional oral tem promovido bons resultados, assim como a iniciação de terapia nutricional enteral ou parenteral dependendo das condições clínicas do paciente. Além disso, evidenciou-se a importância de um gerenciamento nutricional apropriado e uma rápida intervenção nutricional no tratamento e prevenção de outras implicações adversas da doença.

Considerações finais:

É importante salientar a relevância que a dietoterapia tem na recuperação da saúde dos pacientes hospitalizados. Por isso, é necessário desde o  planejamento até a tomada de decisão o engajamento de toda a equipe de nutrição na redefinição de processos e execução  das  boas  práticas e definição de condutas de  maneira  ágil  e  assertiva  para  prevenir  a  contaminação  bem  como promover tratamento adequado e seguro aos pacientes.