Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO CENÁRIO DE CRISE SANITÁRIA INSTALADA PELA PANDEMIA DE COVID 19
Daniele Santos Mangabeira, Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Márcio Santos Carvalho

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação e objetivo:

A pandemia da COVID 19 aumentou as discussões sobre a interdisciplinaridade do trabalho em saúde e a forma de organização de suas práticas, sobre  os  conceitos  e  modelos  de  atenção  que  devem  ser  adotados  para  cumprir  as  características  que  atendam  as  diretrizes  e  princípios  do  Sistema  Único  de  Saúde. O objetivo desse trabalho é discorrer sobre os desafios da organização do trabalho no cenário de crise sanitária instalada pela pandemia de COVID 19.

Método do estudo:

Estudo de revisão de literatura, pautado em artigos, nacionais e internacionais publicados entre 2020 e 2022, sobre os desafios da organização do trabalho no cenário de crise sanitária instalada pela pandemia de COVID 19. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online e Google Scholar. Para o encontro dos materiais foram utilizadas as palavras chaves: organização do trabalho, crise sanitária e COVID 19.

 

Resultados:

O contexto da pandemia por COVID-19 impactou a organização do trabalho em saúde de forma significativa, tanto no que diz respeito aos recursos humanos e materiais, quanto na organização do ambiente em si.  No Brasil e no mundo unidades foram instaladas e reorganizadas para que os atendimentos aos infectados pelo coronavírus fossem resolutivos, e também para garantir a segurança dos outros pacientes.

Considerações finais:

A reorganização do trabalho em saúde tem sido extremamente importante no contexto da pandemia de COVID 19, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de risco e manejo dos infectados, de tal maneira que contribui com o controle de infecções e dimensionamento da crise sanitária.