Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Enfrentamento da covid-19 em uma unidade de saúde da família de Serra/ES: um relato de experiência
Alinne Miranda Ferreira, Juliana dos Santos Costa, Marilda Simões dos Santos Dias

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção à saúde, no âmbito individual e coletivo, visando promoção, proteção e prevenção de agravos. Nas unidades de saúde da família, além de se realizar diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, ocorrem planejamentos de ações prioritárias de acordo com a realidade de cada comunidade. Com o início da pandemia da COVID-19, em 2020, houve necessidade de reformulação das agendas dos profissionais da APS e reestruturação das unidades, modificando o modelo de acolhimento aos usuários. Este trabalho objetiva descrever a experiência, estratégias e adaptações vivenciadas por profissionais da unidade de saúde de Planalto Serrano B, em Serra - ES, durante a pandemia.

Os atendimentos na Unidade de Saúde de Planalto Serrano B foram baseados num planejamento estratégico, orientado pela Agenda de Resposta Rápida para a Atenção Primária à Saúde (ARRAPS), criada pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, contendo ações de organização durante o enfrentamento do covid-19 e após a pandemia. Foram realizadas reuniões com as equipes de saúde da família (ESF), para discutir as dificuldades referentes ao acolhimento e avaliação inicial de sintomáticos respiratórios, e uma reprogramação das agendas e prioridades a serem atendidas. A partir daí, criou-se um fluxograma de circulação e atendimento de pessoas através da elaboração de uma ficha de pré-atendimento contendo dados para identificar casos de síndrome gripal e dados pessoais para a notificação no sistema de vigilância em saúde. Foram disponibilizados consultórios e profissionais, para atendimento e monitoramento dos casos. As receitas de continuidade dos pacientes acompanhados, tinham suas datas renovadas até que se conseguisse uma reavaliação clínica. As demandas e consultas não urgentes foram programadas para outro momento.


Percebeu-se que a APS precisa se reinventar para responder às demandas emergentes de uma pandemia e manter o atendimento aos serviços essenciais à saúde, cumprindo seu papel de cuidado longitudinal dos pacientes. Na unidade de saúde de Planalto Serrano B, essa adequação envolveu toda a equipe, com reuniões periódicas para a reavaliação de fluxos de atendimentos e agendamentos da unidade, considerando a necessidade do território e em conformidade com os protocolos do município e governo estadual. Resultados satisfatórios foram obtidos nos atendimentos das demandas gripais, não gripais e casos selecionados por prioridades. A reestruturação e o protagonismo dos profissionais da unidade de saúde fizeram a diferença para o desfecho alcançado.

A organização em equipe, traz um olhar diferenciado no planejamento das ações, a partir da compreensão dos fatores associados aos problemas de saúde local, para resolvê-los ou direcioná-los a outros pontos da rede de assistência.

O desenvolvimento destas atividades depende do modo de organização municipal da APS, da situação epidemiológica, recursos logísticos e assistenciais e da organização da rede loco-regional para enfrentamento da pandemia.

Nesse contexto, o trabalho desenvolvido na UAPS Planalto Serrano bloco B mostrou-se satisfatório para o enfrentamento da pandemia. Um olhar futuro é necessário para a continuidade do cuidado dos pacientes outrora afetados pela pandemia, seja por sequelas pós COVID ou agravamento de doenças pré-existentes.