Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADE DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DO USO DE METODOLGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Kevillyn Winslet de Oliveira Leite, Jandielly Felipe Braga de Jesus, Kamily de Oliveira Alves, Eduardo Martins Chaves de Souza

Última alteração: 2022-05-16

Resumo


APRESENTAÇÃO: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais utilizadas nos curso de medicina de todo país. Entende-se por metodologia ativa no modelo de aprendizagem baseadas em problemas, que vem do inglês Problem Based Learning (PBL), que o aluno deverá buscar conhecimento visando uma situação problema, fazendo com que os objetivos de aprendizagem sejam o direcionamento de ensino. Neste trabalho, demostraremos a realidade da inserção em meio acadêmico do aluno nessa metodologia ativa.

OBJETIVO: Analisar as possibilidades e desafios da reestruturação curricular a partir do uso de metodologia ativa de ensino-aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A educação foi transformada a partir do momento em que o ensino passou a ser centrado no aluno, trazendo à tona  metodologias ativas que objetivam a construção de uma concepção educativa em que o estudante é o principal agente na produção do conhecimento. Em  um processo de reestruturação curricular tendo como mote o uso das metodologias ativas, foram estabelecidos os seguintes eixos: SOI (Sistemas Orgânicos Integrados), MEP (Métodos de Estudo e Pesquisa), HAM (Habilidades e Atitudes Médicas) e IESC (Integração Ensino Serviço-Comunidade). Em SOI (Sistemas Orgânicos Integrados), a dinâmica de ensino acontece através da discussão em grupo de uma situação problema onde são levantados objetivos de aprendizagem, que posteriormente serão expostos pelos próprios alunos de forma ativa. Ou seja, os estudantes ensinam uns aos outros o conhecimento que alcançaram em seus estudos. Métodos de Estudo e Pesquisa (MEP), é um eixo onde existe o processo e princípios da metodologia cientifica, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos, por meio de discussões sobre qualidade de literatura científica.  Já em HAM (Habilidades e Atitudes Médicas), o aluno da metodologia tradicional teria contato com a semiologia no 5º período, enquanto na experiência vivenciada essas práticas semiológicas se iniciam no primeiro período. Por fim, em IESC (Integração Ensino Serviço-Comunidade) as atividade  são voltadas ao desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao cuidado e enfrentamento das necessidades de saúde do indivíduo, da família e da sociedade. O estudante terá  contato desde o 1º período com ações de promoção, prevenção, tratamento de doenças e agravos, assim como a reabilitação, entendendo desde o início a importância de tornar-se um médico generalista com olhar ampliado sobre o processo saúde-doença.

RESULTADOS: A partir dessa experiência, destaca-se a necessidade de refletir sobre as novas oportunidades que a metodologia ativa de ensino-aprendizagem poderá trazer como melhorias para o formação médica. Estas podem ser desenvolvidas dentro dos Eixos supramencionados, promovendo competitividade, interação entre os alunos e formação de visão crítica em uma situação problema.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a metodologia ativa de ensino-aprendizagem, cria um modelo mais colaborativo e crítico na formação médica desses alunos.