Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA VACINAÇÃO DA COVID- 19 EM BELÉM-PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Brenda Caroline Martins da Silva, Jhennifer Nycole Rocha da Silva, Jainara Souza de Araújo, Ingrid Cristina Siraides dos Anjos, Julielen Larissa Alexandrino Moraes, Dayane Jacqueline Da Silva Alves, Valéria Gabriele Caldas Nascimento, André Ítalo da Silva Santos

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


Apresentação: Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho pactuado, articulado e integrado de estudantes e professores dos cursos da área da saúde, juntamente com trabalhadores que compõe as equipes dos serviços de saúde. Essa integração auxilia em ações e estratégias nos serviços, visando uma maior qualidade da oferta do mesmo, bem como, contribui na formação dos estudantes para compreender o funcionamento e organização dos serviços em saúde. No Brasil, a vacinação contra o novo Coronavírus teve início em janeiro de 2021, atualmente, o país conta com 68,8% da sua população vacinada, para obter estes números, foi necessário implementar uma logística organizacional de sucesso. Diante deste contexto, a atuação entre as Secretárias Municipais de Saúde e o voluntariado acadêmico, mostrou-se de suma importância para ampliar o avanço da imunização contra a Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde durante atuação da imunização contra a SarsCov2 em Belém do Pará. Desenvolvimento: Estudo do tipo relato de experiência, realizado durante os meses de fevereiro a julho de 2021, durante vacinação de grupos prioritários na cidade de Belém, onde contou com aproximadamente 25 voluntários de enfermagem da Universidade Federal do Pará, distribuídos em diversos postos de vacinação do município. Resultados: a vivência dos estudantes durante a campanha de vacinação foi de extrema valia, uma vez que oportunizou novos aprendizados na organização dos serviços de imunização e sua importância durante a pandemia da Covid-19. Nos dias da campanha fez-se necessários capacitação prévia acerca dos imunizantes usados, suas possíveis reações no organismo e orientações do pós-vacina. Durante a fila de espera, os estudantes enfatizaram junto ao público a importância do uso de máscara, o respeito ao distanciamento social preconizado pelo Ministério da Saúde. Neste período observou-se a grande preocupação e temor dos indivíduos que iriam se vacinar, bem como de seus familiares, em relação a vacina, por isso, no ato do cadastramento da população, era perguntado se havia alguma dúvida e as perguntas eram diversas, como: as principais reações adversas, contraindicações, composição da vacina, o intervalo entre as doses. Deste modo os voluntários sempre buscavam sanar tais questionamentos de forma humanizada e acolhedora. Isto posto, os voluntários puderam executar durante a campanha de vacinação em Belém, conceitos já debatidos em sala de aula, como a assistência humanizada, escuta qualificada, educação em saúde, comunicação clara e assertiva e o combate às notícias falsas que envolvem a saúde dos brasileiros. Ademais, evidenciou-se a alegria de cada pessoa na esperança de retornar as atividades diárias de forma segura e livre da doença. Considerações Finais: A atuação de forma voluntaria na campanha de vacinação da Covid-19 foi uma oportunidade que agregou significativamente no entendimento do processo de trabalho do enfermeiro mediante a assistência à imunização. Dessarte, a articulação ensino-serviço, cujo estudante deve estar inserido em diversos cenários dos serviços de saúde, são substancias na formação superior estudantil em saúde, posto que, aproxima o acadêmico da realidade do campo de trabalho e dos princípios do SUS.