Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância de Ligas Acadêmicas na formação médica: Estágios em saúde mental como ambiente de aprendizagem para estudantes de medicina do interior da Bahia
Amanna Vieira Gama, Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Luiz Henrique Pitanga Evangelista dos Santos, Lorena Oliveira dos Santos, Fernanda Beatriz Melo Maciel, Lisandra Maria Fontes Pereira Chagas

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


  • Apresentação

A formação médica deve ser estruturada em três pilares: pesquisa, ensino e extensão. Este último pode ser realizado por meio das ligas estudantis ou atividades práticas nos serviços de saúde. Esses espaços são primordiais para a formação médica, criando uma relação entre a comunidade e a universidade , além de permitir ao discente a utilização de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de habilidades práticas. Em Vitória da Conquista (BA), ligantes de medicina da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LIAPS) tiveram a oportunidade de realizar estágios no Hospital Crescêncio Silveira, pode. Esses  puderam vivenciar o dia-a-dia do atendimento à saúde mental em ambiente ambulatorial e hospitalar, desenvolver habilidades práticas e gerar um retorno à comunidade. Esse trabalho objetiva relatar a vivência de estágios de estudantes de medicina do interior da Bahia por meio da LIAPS, ressaltando a importância de ambientes práticos proporcionados pelas Ligas Acadêmicas para a formação médica.

  • Desenvolvimento:

As duas tutoras psiquiatras da LIAPS disponibilizaram, cada uma, um turno semanal para estágios com até dois ligantes na ala psiquiátrica de um hospital geral de uma cidade no interior da Bahia durante o segundo semestre de 2021. Dessa forma, os discentes de medicina puderam acompanhar até 4 turnos de cada docente. Os atendimentos coordenados por uma delas ocorria no espaço no qual os usuários encontravam-se internados e o coordenado pela outra, em regime ambulatorial. Os atendimentos foram conduzidos por residentes e internos, enquanto os ligantes puderam conhecer, acolher e realizar exames do estado mental com os usuários. Após os atendimentos, em ambos os estágios, realizava-se discussão dos casos, esclarecimentos e escolhas de condutas terapêuticas; no estágio coordenado por uma das professoras, após esse momento, uma aula era ministrada por um dos internos.

  • Resultado/impacto:

A disponibilização deste espaço proporcionou a troca de conhecimento entre docentes, discentes, internos e residentes durante as discussões de casos e escolhas de condutas terapêuticas e a aquisição de experiência prática valiosa para a formação acadêmica durante os atendimentos, tanto com o desenvolvimento da capacidade interpessoal de comunicação com o paciente, quanto com a oportunidade de aprender e praticar a realização de exames do estado mental. Ademais, a LIAPS e estes discentes ofereceram retorno a comunidade com a realização destes atendimentos psiquiátricos.

  • Considerações finais:

Por fim, destaca-se a importância das atividades de extensão promovidas através das ligas acadêmicas, neste caso com ênfase na psiquiatria e saúde mental, para a formação discente. Haja vista que esses espaços oportunizam a aquisição e aprimoramento de habilidades e competências primordiais a evolução pessoal e profissional dos discentes, a exemplo da autonomia, protagonismo, capacidade crítica e reflexiva diante das práticas pedagógicas, assim como a sensibilização prévia quanto ao reconhecimento das demandas em saúde mental no território de inserção, o processo de trabalho da área em atuação e os seus desafios, colaborando assim para uma formação acadêmica coesa.