Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? UM PANORAMA SOBRE A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID 19
Carine Dos santos pereira, Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Márcio Santos Carvalho, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-25

Resumo


Apresentação e objetivo:

Os profissionais de saúde compõem um grupo de risco para a Covid-19 por lidarem diretamente com pacientes infectados, ocasionando exposição a uma alta carga viral. Além do mais, estão submetidos a grande estresse ao atender esses pacientes, muitos em situação grave, em condições de trabalho, muitas vezes, inadequadas. O objetivo desse trabalho é discorrer sobre a saúde dos profissionais que atuam no enfretamento da pandemia de covid 19.

Método do estudo:

Estudo de revisão de literatura, pautado em artigos, nacionais e internacionais publicados entre 2020 e 2022, sobre a saúde dos profissionais que atuam no enfrentamento da pandemia de covid 19. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online e Google Scholar. Para o encontro dos materiais foram utilizadas as palavras chaves: profissionais de saúde e COVID 19.

Resultados:

Os profissionais da saúde envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia estão expostos cotidianamente ao risco de adoecer pelo coronavírus ou pelas condições de trabalho. Questões como cansaço físico e estresse psicológico, insuficiência e/ou negligência relacionadas às medidas de proteção e cuidado à saúde desses profissionais, podem afetar de forma diferente cada categoria profissional, se fazendo importante a atenção para as particularidades, com o intuito de prevenir perdas da capacidade de trabalho e da qualidade da atenção prestada aos pacientes.

Considerações finais:

A atenção e o cuidado a saúde desses profissionais são de extrema importância para evitar a transmissão de Covid-19 nos locais de trabalho e posteriormente em suas residências, tornando-se necessário adotar protocolos de controle de e disponibilizar EPI’s. Outro fator importante é proteger a saúde mental dos profissionais de saúde, devido ao estresse a que estão submetidos nesse contexto.