Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA MELHORIAS NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE E AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Rosana Freitas de Assis, Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Márcio Santos Carvalho, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-29

Resumo


Apresentação e objetivo:

A participação popular constitui uma força social capaz de elencar prioridades e influir nos serviços públicos de saúde, impulsionando a formulação de políticas para a promoção da saúde como um direito, de forma equânime, democrática e participativa. A organização da representação popular em conselhos de saúde vem avançando, fazendo deste um espaço para fiscalização de ações e dinamização do controle social.  O objetivo desse trabalho é discorrer sobre a importância da participação popular para melhorias na rede de atenção à saúde e ações de segurança alimentar e nutricional.

Método do estudo:

Estudo de revisão de literatura, pautado em artigos, nacionais e internacionais, sobre a importância da participação popular para melhorias na rede de atenção à saúde e ações de segurança alimentar e nutricional. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online e Google Scholar. Para o encontro dos materiais foram utilizadas as palavras chaves: participação popular, segurança alimentar e nutricional, rede de atenção à saúde.

Resultados:

A participação popular, através de visitas domiciliares, no intuito de reconhecer os movimentos sociais locais que evidenciam suas histórias de luta; e práticas de atividades educativas, que visam contribuir para a participação comunitária aprimoram os conhecimentos dos sujeitos envolvidos, favorecendo assim, o diálogo e o compartilhamento de saberes entre os usuários e profissionais de saúde.

Considerações finais:

Com a participação popular é possível gerar movimentos e interlocuções para colaborar com o fortalecimento da gestão participativa na ao apoiar os espaços de formação e informação, cooperando com o aprimoramento do senso crítico e estimulando a construção de um sistema de saúde mais democrático.