Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A ARTE, A EDUCAÇÃO E O CUIDADO: OFICINAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL ATRAVÉS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
Rosana Freitas de Assis, Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Márcio Santos Carvalho, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-23

Resumo


Apresentação e objetivo:

A alimentação desempenha colocações socioculturais e psicológicas como identidade, comensalidade, interação social, satisfação de desejos, além de proporcionar prazer. A educação nutricional se propõe a confrontar a grande influência da publicidade e da mídia nos hábitos alimentares dos consumidores. Para isso diversos elementos podem ser usados para se aproximar da população, a arte, em suas diversas formas pode ser usada com uma valiosa ferramenta de educação e aproximação, pois faz as pessoas se permitirem e se sentirem mais à vontade diante do desconhecido. O objetivo desse trabalho é discorrer sobre a influência da arte nas atividades de educação alimentar e nutricional.

Método do estudo:

Estudo de revisão de literatura, pautado em artigos, nacionais e internacionais, sobre a influência da arte nas atividades de educação alimentar e nutricional. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online e Google Scholar. Para o encontro dos materiais foram utilizadas as palavras chaves: arte e educação alimentar e nutricional.

Resultados:

O contexto desafiador da educação nutricional exige o desenvolvimento de abordagens educativas que permitam abraçar os problemas alimentares em sua complexidade, tanto na dimensão biológica como na social e cultural. Oficinas de música, paródias e vídeos educativos, assim como pinturas e até mesmo esculturas com os próprios alimentos, conseguem ser boas ferramentas de educação nutricional, permitindo ao profissional se aproximar da população e permitindo que essas pessoas sintam mais vontade de aprender e mudar hábitos.

Considerações finais:

Torna-se notável que vivenciar experiencias com a área de artes pode trazer conhecimentos e perspectivas promissoras no que tange à Educação Nutricional. A arte, ao despertar emoção, pode contribuir significativamente para a construção de valores condizentes com a busca ativa de melhor qualidade de vida para si e seus pares.