Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação Permanente em Saúde: reflexão da prática como ponto de partida para busca de soluções para os problemas envolvidos.
Carmelia Gonçalves de Melo, Berenice de Freitas Diniz, Kátia Ferreira Costa Campos, Marília Bruzzi Auad, Márcia Lúcia do Socorro T. Rocha, Vanessa de Almeida, Vivian Ribeiro Alves

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação

 

A realidade dos serviços e saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), traz consigo vários desafios que podem ser tratados com a Educação Permanente em Saúde (EPS), procurando articular à reflexão da prática cotidiana  para a busca de soluções dos  problemas advindos do fazer saúde. O município de Betim, situado no estado de Minas Gerais, mesmo com avanços, tem ciência dos seus desafios a serem enfrentados.

Dessa forma, as referências técnicas em EPS do município não tardou em participar do processo construtivo de reflexão-ação proporcionado pelo projeto de extensão do Curso de Gestão de Serviços de Saúde, da Escola de enfermagem da UFMG, para a formação de referências técnicas municipais capazes de compreender o conceito e aplicação da EPS, voltada para as necessidades do trabalho e da saúde da população.

Desenvolvimento

Trata-se de um relato de experiência de parceria entre ensino-serviço, envolvendo o município de Betim e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa experiência foi construída a partir de  uma metodologia com a influência do modelo pedagógico inspirado em John Dewey, o qual valoriza a interação teoria e prática e  afirma uma nova relação do educando com o objeto do conhecimento que passa de mero expectador para ser agente criador. Valoriza a linguagem com característica interacional, pautada na situação, constituindo o mundo no qual o sujeito está inserido, podendo aplicar e experimentar.

Há de se destacar aproximações com a teoria dialógica de Paulo Freire o qual afirma que é necessário saber ler a realidade e interrogá-la para transformá-la. Logo, numa relação teoria-prática, reflexiva, tendo o trabalho como elemento-chave para a educação permanente em saúde, com utilização de metodologias ativas que favoreçam a possibilidade de organização do pensamento dos participantes acerca da realidade complexa dos serviços de saúde e sua relação com a educação permanente em saúde enquanto estratégia para a reorganização dos processo de trabalho em prol das necessidades da população assistida.

Para tanto foi realizada uma parceria  com o  Curso de Gestão de Serviços de Saúde  da  Escola de Enfermagem da UFMG - Laboratório de Planejamento e Gestão em Saúde (LAPLANGE) e do projeto de extensão e pesquisa, inseridos no mesmo, voltados para a gestão, planejamento municipal e a Educação Permanente em Saúde, visando desenvolver, com o Setor de Educação Permanente em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), um trabalho de ensino-aprendizagem no âmbito do SUS voltado para o desenvolvimento dos profissionais dos municípios, referências técnicas de EPS.

A proposta proporcionou aproximação da relação ensino e serviço com a interação dos discentes, da disciplina Gestão da Educação Permanente e profissionais do SUS, como um teste piloto para futuros desdobramentos. Dessa interação e vivência, surgiu a idealização de oficinas, com o objetivo de implementar e desenvolver as práticas e estratégias de EPS nos municípios. Dessa forma, a coordenação do LAPLANGE, inseriu em seu projeto “Apoio Gerencial a municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG”, a organização de um plano de qualificação para os Técnicos de EPS nos 39 municípios da SRS-BH, que se deu por adesão de 08 municípios, dentre eles Betim.

A finalidade foi proporcionar que as referências técnicas existentes pudessem ter um espaço de trocas, reflexão e construção do conhecimento a respeito da EPS no município, enquanto estratégia para o desenvolvimento dos trabalhadores da saúde e mudanças pretendidas no modelo assistencial. E que os discentes participem desses momentos como fortalecimento em sua formação como Gestor de Serviços de Saúde.

O primeiro momento aconteceu juntamente com a disciplina “Gestão da Educação Permanente em Saúde”, do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG, em sequência terá continuidade por um tempo indeterminado, enquanto houver interesse do serviço.  Esse piloto foi desenvolvido no período de 07 de dezembro de 2020 a 30 de março de 2021, acompanhando o cronograma de oferta da disciplina, uma vez por semana, todas às quartas feiras.

Resultados

O curso desenvolvido proporcionou reflexão, pelas referências técnicas municipais de Betim, sobre o modo como fazem EPS com ressignificação das práticas, identificação de fragilidades e potencialidades, e modos de pensar uma nova construção a partir da realidade. Dessa forma, as referências técnicas do município de Betim participaram e puderam experimentar a emersão de idéias e o compromisso de implantação de proposta de EPS, reacendendo nelas a vontade da sua construção da EPS em movimento, como trabalho vivo no SUS Betim.

Após o término do curso, as referências técnicas de EPS, do município de Betim, aderiram à proposta de continuidade iniciando pela construção de um instrumento para identificação das necessidades de EPS nas unidades de saúde, a ser respondido pelos trabalhadores, gestores e conselho de saúde, que será disponibilizado de forma on line. Esse instrumento pretende ser uma forma de diálogo entre os trabalhadores e gestão. A partir desse diálogo  será realizada reuniões entre gestão e equipes de saúde nas Regiões/Unidades de Saúde.

Foi entendido que para a identificação das necessidades educativas era necessário conhecer melhor os determinantes sociais da saúde, iniciando pela análise de indicadores  do Plano Municipal de Saúde, os quais servirão de norteadores para o início da jornada para a identificação do que é necessário buscar junto às equipes em relação a assistência e suas dificuldades frente às necessidades de saúde da população.

 

 

Considerações finais:

 

A EPS parte de práticas educativas potenciais para a transformação no processo de trabalho de forma a contribuir com a qualidade do cuidado, envolvendo o diálogo entre as equipes de saúde, gestores,  instituições formadoras e controle social.

Considera-se após esse movimento de ativação da EPS, a partir da parceria citada, que mudanças podem acontecer à medida que os sujeitos se ocupam refletir sobre a realidade cotidiana, tendo em vista a sua atuação individual e essa em relação ao coletivo, envolvendo os processos de trabalho e necessidades dos usuários.

Foi possível perceber a relevância da EPS como estratégia para transformações de cenários de modo a alcançar a melhoria do cuidado e da atenção em saúde. Com o intuito de integrar o ensino-serviço e, reconhecendo a necessidade do envolvimento das Universidades no processo de reflexão e mudança das práticas para um modelo de atenção centrado nas necessidades dos usuários. Considera-se que essa experiência tem sido enriquecedora com possibilidades de grandes mudanças nos cenários do trabalho e da assistência na saúde no município de Betim.