Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-28
Resumo
Apresentação: Este relato tem como objetivo apresentar o mapa mental como ferramenta de avaliação e incorporação de conhecimento, utilizada no encerramento anual do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde (NUPGES), da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, os encontros semanais são realizados de forma remota, devido às modificações que a pandemia contra COVID-19 nos impôs. Participam do núcleo graduandos (as), mestrandos (as) e doutorandos (as) que iniciam a cada semestre, além de mestres, doutores e profissionais da saúde de diferentes áreas. As atividades do núcleo no período foram: Seminários com temas previamente definidos relacionados aos conceitos e ou temas presentes no material de estudo das (os) pesquisadoras e/ou estudantes da pós-graduação; discussões de livros e filmes sobre temas correlatos ao grupo de pesquisa; além das defesas de projetos e defesas dos discentes. Desenvolvimento: Como atividade final foi proposto pela coordenadora a construção de um mapa mental: “Mapa de memória e aprendizado NUPGES 2021”. Um mapa mental, segundo diversos autores, consegue diagramar a partir de um conceito central, com links através de setas para associar frases, palavras ou figuras, que ao serem construídos irão destacar diversas informações de forma a sintetizar e estruturar o conhecimento. A partir das palavras-chaves surgem outras ramificações e assim desenvolvemos as habilidades tanto de síntese quanto de análise. No caso do NUPGES algumas palavras chaves foram: Acolhimento e empatia; Cuidados Paliativos; Análise do discurso; Análise institucional; Diários; Tipos de diários; LGBT, as apresentações das teses, momentos de discussão de filmes, todas as atividades de grande valia a cada integrante. Seguindo a construção do mapa, temos frases e sentimentos que foram gerados a partir desta etapa, e assim, cada integrante demonstraria em seu mapa mental o que foi de mais valioso nestes encontros. Objetivo: O objetivo da atividade teve como intuito trazer, a partir do mapa mental, as situações assistidas e discutidas, elencando os principais pontos, sob a ótica e percepção de cada integrante. Resultados e impactos: No primeiro momento construir o mapa mental partindo de um único tema, onde ao longo do semestre já havia sido abordado vários assuntos e atividades diferentes, para algumas pessoas do grupo, parecia uma tarefa complexa. No entanto, a construção do mapa mental apresentou liberdade para poder elencar novas ideias, percepções e/ou sentimentos experimentados por cada um para os temas abordados e assim relembrar o que foi discutido e aprendido, oportunizando a troca e interação mútua. Considerações finais: Através das representações gráficas do mapa foi possível construir novas aprendizagens, compartilhar experiências com os demais integrantes sobre os temas elencados e assim possibilitou avaliarmos as próximas atividades do núcleo de pesquisa, que serão construídas no próximo semestre/ano, demostrando que esta pode ser uma ferramenta inovadora, não somente como ferramenta de aprendizagem/memorização, mas como uma ferramenta sistemática para o planejamento de ações.
Palavras-chaves: Mapa mental. Mestrado profissional. Grupo de pesquisa.