Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO DOS ENCONTROS REALIZADOS NO GRUPO DE PESQUISA
Gisele Vasques Macedo, Ana Lúcia Abrahão da Silva, Magda de Souza Chagas, Suellen Vidal Werner

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


Apresentação: Este relato tem como objetivo apresentar o mapa mental como ferramenta de avaliação e incorporação de conhecimento, utilizada no encerramento anual do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde (NUPGES), da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, os encontros semanais são realizados de forma remota, devido às modificações que a pandemia contra COVID-19 nos impôs. Participam do núcleo graduandos (as), mestrandos (as) e doutorandos (as) que iniciam a cada semestre, além de mestres, doutores e profissionais da saúde de diferentes áreas. As atividades do núcleo no período foram: Seminários com temas previamente definidos relacionados aos conceitos e ou temas presentes no material de estudo das (os) pesquisadoras e/ou estudantes da pós-graduação; discussões de livros e filmes sobre temas correlatos ao grupo de pesquisa; além das defesas de projetos e defesas dos discentes. Desenvolvimento: Como atividade final foi proposto pela coordenadora a construção de um mapa mental: “Mapa de memória e aprendizado NUPGES 2021”. Um mapa mental, segundo diversos autores, consegue diagramar a partir de um conceito central, com links através de setas para associar frases, palavras ou figuras, que ao serem construídos irão destacar diversas informações de forma a sintetizar e estruturar o conhecimento. A partir das palavras-chaves surgem outras ramificações e assim desenvolvemos as habilidades tanto de síntese quanto de análise. No caso do NUPGES algumas palavras chaves foram: Acolhimento e empatia; Cuidados Paliativos; Análise do discurso; Análise institucional; Diários; Tipos de diários; LGBT, as apresentações das teses, momentos de discussão de filmes, todas as atividades de grande valia a cada integrante. Seguindo a construção do mapa, temos frases e sentimentos que foram gerados a partir desta etapa, e assim, cada integrante demonstraria em seu mapa mental o que foi de mais valioso nestes encontros. Objetivo: O objetivo da atividade teve como intuito trazer, a partir do mapa mental, as situações assistidas e discutidas, elencando os principais pontos, sob a ótica e percepção de cada integrante. Resultados e impactos: No primeiro momento construir o mapa mental partindo de um único tema, onde ao longo do semestre já havia sido abordado vários assuntos e atividades diferentes, para algumas pessoas do grupo, parecia uma tarefa complexa. No entanto, a construção do mapa mental apresentou liberdade para poder elencar novas ideias, percepções e/ou sentimentos experimentados por cada um para os temas abordados e assim relembrar o que foi discutido e aprendido, oportunizando a troca e interação mútua. Considerações finais: Através das representações gráficas do mapa foi possível construir novas aprendizagens, compartilhar experiências com os demais integrantes sobre os temas elencados e assim possibilitou avaliarmos as próximas atividades do núcleo de pesquisa, que serão construídas no próximo semestre/ano, demostrando que esta pode ser uma ferramenta inovadora, não somente como ferramenta de aprendizagem/memorização, mas como uma ferramenta sistemática para o planejamento de ações.

 

Palavras-chaves: Mapa mental. Mestrado profissional. Grupo de pesquisa.