Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE TRAUMATISMOS DENTÁRIOS DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
JESSICA GIOVANI DA SILVA

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


APRESENTAÇÃO

Traumatismos dentários podem ser definidos como uma agressão de alta intensidade sofrida pelo elemento dentário e suas estruturas de suporte adjacentes, cuja magnitude supera a resistência óssea e dentária, tendo sua extensão, relação direta com a intensidade, tipo e duração do impacto. É a segunda maior causa de perdas precoces de elementos dentários, encontrando-se entre os principais problemas de saúde pública em todo mundo, atingindo uma considerável parcela da população, ocasionando desde pequenas lesões até a avulsão e perda total do elemento dentário. Estudos mostram que o traumatismo dentário pode ter impacto negativo na qualidade de vida. A escola é um dos locais de maior ocorrência de traumatismos, pois é na fase escolar que acidentes como quedas são comuns e se constituem a principal causa de lesões traumáticas dentárias, e para que tenhamos um bom prognóstico e manutenção do elemento em função é essencial que haja o cuidado imediato parte dos docentes, os quais muitas vezes não têm conhecimentos básicos para adotar as condutas emergenciais necessárias. Os altos índices de violência, acidentes de trânsitos e atividades esportivas muito têm contribuído para o aumento da ocorrência dos traumatismos dentários. Dada a alta ocorrência de traumatismos dentários no ambiente escolar e o conhecimento limitado da comunidade escolar, somado ao grande impacto emocional que o traumatismo pode gerar, o presente estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento de acadêmicos do último ano dos cursos de educação física e pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo frente ao traumatismo dentários na dentição permanente dos escolares onde estagiam.

 

DESENVOLVIMENTO

Foi realizada uma pesquisa observacional, quantitativa com delineamento transversal. O  estudo foi desenvolvido com todos os acadêmicos do último ano dos cursos de educação física e pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo sendo 55 acadêmicos do curso de pedagogia e 51 do curso de educação física, com idades variáveis entre 20 a 54 anos. Os dados foram coletados por duas acadêmicas calibradas do Curso de Odontologia utilizando um questionário contendo duas seções: a primeira se relaciona à dados sociodemográficos e a segunda contendo ítens fechados relacionados ao conhecimento sobre as injúrias dentárias traumáticas. Os participantes da pesquisa foram esclarecidos quanto a mesma e assinaram voluntariamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Posteriormente um questionário contendo 16 perguntas foi aplicado e autogerenciado na sala de aula dos graduandos. Foi realizada uma estatística descritiva e os dados foram dispostos e apresentados em tabelas com números e percentuais. O pacote estatístico Social Package Statistical Science (SPSS), versão 20, foi utilizado. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo sob o parecer número 31436614.2.0000.5060.

 

 

RESULTADOS

Foram aplicados 106 questionários, sendo 55 acadêmicos do curso de pedagogia e 51 do curso de educação física, com idades variáveis entre 20 a 54 anos, sendo a maioria, numa faixa etária de 20 a 24 anos (63,2%) do sexo feminino (78,3%). Os dados evidenciam despreparo e conhecimento inadequado em relação à condutas imediatas necessárias, uma vez que 98,1% nunca tiveram algum treinamento, como cursos ou palestras sobre trauma dental, não se sentindo aptos a lidar com situações como estas (92,5%). Dados também comprovados e corroborados pela literatura. Em relação ao conhecimento sobre tratamento emergencial de traumatismos, observa-se que é visto como muito importante (40,6%) e importante (55,7%), o que demonstra a ciência por parte dos mesmos de que faz-se necessário um mínimo de conhecimento sobre o tema em sua formação profissional. O atendimento imediato ou as primeiras atitudes assistenciais ao paciente vítima do traumatismo dentoalveolar e, em especial, aos dentes avulsionados pode decidir o prognóstico do caso. Para isso, é necessário que os profissionais da área de educação que trabalham diretamente com essas crianças sejam esclarecidos sobre meios de prevenção, de conduta, de armazenamento e atendimento de urgência frente a esses tipos de injúrias.

Em uma situação mais específica sobre avulsão dentária, o reimplante imediato deve ser procedido, porém estudos mostram haver um baixo nível de conhecimento por parte dos pais e professores sobre como conduzir o caso, de forma a promover a manutenção do elemento dentário em função. Há uma pensamento errôneo de que elementos avulsionados não devem ser reimplantados e a importância desse reimplante imediato visando um bom prognóstico não é bem disseminada. No presente estudo, os futuros docentes também que não sabem o que fazer diante de tais situações (40,6%) e  acreditam que não há nenhuma utilidade para o dente e que por isso, não deve ser reposicionado em seu lugar (30,2%).

O período entre a avulsão dentária e o seu reimplante é considerado de suma importância para o prognóstico do elemento dentário avulsionado, com o passar do tempo, as células do ligamento periodontal aderidas ao dente vão necrosando rapidamente e o percentual de sucesso diminui verticalmente.  Períodos extra-alveolares superiores a duas horas quase sempre determinam intensas reabsorções e consequentemente prognósticos duvidosos, por isso, o fator tempo é o pilar mais importante. Porém, grande parte dos futuros docentes entrevistados acreditam que o dente não deve ser reimplantado (30,2%) e a parcela que acredita que ele deve ser reinserido no alvéolo (27,4%) julga poder aguardar até dois dias e que o tempo não configura fator crucial.

Em caso de impossibilidade de reimplante imediato, o elemento dentário deve ser armazenado, idealmente em um recipiente com leite, pela facilidade de acesso, por possuir pH e osmolaridade compatível ao das células vitais e ser, relativamente livre de bactérias, o que favorece a manutenção do ligamento periodontal com vitalidade durante o período extra-alveolar. Porém, no presente estudo apenas 11,3% usariam o leite como meio de transporte, fato que pode contribuir para um prognóstico duvidoso no que diz respeito à vitalidade do ligamento periodontal e sucesso do dente reimplantado.  É importante ressaltar que neste cenário o sucesso é inversamente proporcional ao tempo extra alveolar, tempo este suportado pela literatura como ideal não ultrapassando o periodo de meia hora para que não haja comprometimento irreversivel das celulas do ligamento periodontal que pode resultar na perda do elemento.

É notorio a necessária de inclusão desta temática na matriz curricular destes futuros profissionais de forma a capacitá-los, e ainda a realização de campanhas de educação em saúde, favorecendo a disseminação de informação e com isso melhorando o prognóstico refletido por meio da disseminação do conhecimento.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os entrevistados precisam estar e se sentir preparados, uma vez que o local de trabalho destes é referido pela literatura como o de maior ocorrência de eventos traumáticos. É notório o preparo deficiente ou inadequado de conhecimento relacionado aos traumatismos dentários, no que diz respeito às condutas de urgência a serem adotadas, o que resulta na facilidade de instalação de prognósticos desfavoráveis impactando negativamente a qualidade de vida dos pacientes, no que se refere à aspectos estéticos, funcionais e psicológicos, justificando assim a necessidade da disseminação de informação dentro do ambiente escolar, assim como investimentos na capacitação e treinamento dos professores e futuros professores para minimização das consequências secundárias.