Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Dança Como uma Ferramenta de Promoção da Saúde e de Reabilitação Pós Pandemia
Kelly Cristina dos Santos Souza, Ricardo Bezerra de Freitas, Waldileya Caldas Rocha

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Trata de um relato de experiência sobre o projeto Vida Ativa que é uma atividade de integração e promoção da saúde, que visa através da dança auxiliar as pessoas a ter qualidade de vida. O objetivo da proposta é mostrar as ações de reinvenção porque passaram os profissionais e usuários do Projeto Vida Ativa para que através da dança pudessem auxiliar as pessoas no processo de adaptação ao novo normal, independente as sequelas da pandemia do coronavírus.

O projeto já existia desde 2017, sendo desenvolvido na praça dos Três Poderes, ao ar livre, utilizando-se da dança como ferramenta para combater e prevenir doenças do corpo e da mente. As Atividades do Projeto visam oferta de aulas de dança, na praça onde todos podem participar conforme suas disponibilidades e limitações.

Como várias outras atividades coletivas, o projeto teve suas atividades suspensas durante o pico da pandemia do Covid-19 e ao retornar foram identificadas outras necessidades em seus participantes. Assim a equipe se reinventou conforme relato da coordenadora do Projeto e professora de dança Kelly Cristina Santos de Souza, pela necessidade de combater as comorbidades causadas pela pandemia da Covid-19, como: síndrome do pânico, depressão ou ansiedade, sedentarismo e obesidade entre outros.

A dança proporcionou a estes indivíduos uma ligação com a vida e com sua autoestima, além de outros benefícios como o controle do peso, ganho de agilidade, flexibilidade, e para uma saúde mental, com muito mais autoestima, alegria e prazer ao realizar as atividades diárias. Para a reabilitação foram criadas, nas aulas, espaços de roda de conversa em que esses alunos puderam interagir e socializar. Assim no início ou ao final na aula organizávamos uma roda onde as pessoas podiam relatar seus medos e dúvidas, bem como suas vitórias em relação a pandemia e nos demais aspectos da vida. Também eram tiradas dúvidas sobre a doença, formas de tratamento, mitos e falsas notícias, bem como informadas ações desenvolvidas no município e orientações da vigilância e oriunda do Ministério da Saúde. Também se trocavam experiências sobre remédios caseiros e cuidados para a recuperação da saúde.

Esta ação mobilizou a equipe multidisciplinar,  para que junto com o profissional de dança, as necessidades de cada um pudessem ser consideradas, e que fossem mobilizados os profissionais da saúde, conforme as necessidades individuais. Isso transformou uma atividade coletiva num espaço de captação e busca ativa para os servidores da saúde. O público do projeto aumenta a cada dia e surge a necessidade de interação com outras secretarias como a de trabalho e renda e de assistência social.

O projeto se fortaleceu com este processo levando saúde através da dança. Impactando vidas, contribuindo para o sucesso de cada indivíduo e para uma saúde melhor física e mental. Essa é uma estratégia da saúde da família, visando a prevenção e o combate de muitas doenças, favorecendo a sustentabilidade do SUS, oferecendo acesso a todos, sem restrições de raça, gênero, idade ou sexo.