Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O TEATRO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Pamela Lima Dias Lins, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Amanda dos Santos Cabral, Bruna Liane Passos Lucas, Alexandre Oliveira Telles, Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Este é um relato de experiência de natureza descritiva e abordagem qualitativa, referente às atividades desenvolvidas no projeto de ensino-pesquisa-extensão intitulado “Teatro em Saúde”. São desenvolvidas ações educativas na modalidade lúdico-teatral com temáticas em saúde relevantes para a comunidade escolar. O projeto possui parceria com uma clínica da família localizada na CAP 3.1 do município do Rio de Janeiro, estando inserido no Programa Saúde na Escola (PSE). Este estudo objetiva descrever as experiências da equipe executora do projeto durante o desenvolvimento das atividades de extensão. As apresentações teatrais consistem em musicais que variam de 15 a 60 minutos, que foram estruturadas a partir das temáticas, dos elementos conhecidos e das vivências prévias que despertassem o interesse do público-alvo: personagens do cotidiano da comunidade escolar e músicas conhecidas por ela. Além destas músicas, também foram elaboradas paródias que apresentam conceitos sobre a temática abordada. Todas as peças têm dois finais alternativos, previamente definidos pela equipe do projeto. O final é escolhido pela plateia durante a encenação, por meio de votação, favorecendo assim o protagonismo da comunidade. Os extensionistas do projeto são graduandos e pósgraduandos, de diversas áreas de conhecimento, além da saúde, possibilitando a interprofissionalidade, que é inerente às práticas da atenção primária em saúde. As experiências revelam que a comunidade escolar tem uma capacidade incrível de reflexão e crítica da realidade. Isto se revela pelo seu interesse, mobilização e criatividade durante o desenvolvimento das ações extensionistas, reforçando a importância do empoderamento da comunidade nas práticas de promoção da saúde na escola. O teatro mostrou-se um instrumento que potencializa a educação popular e pode ser utilizado em diferentes cenários. O emprego de metodologias ativas favoreceu a construção de vínculo com os usuários, permitindo que a equipe conseguisse, além de aproximar-se do público-alvo, aprender com os participantes. O teatro possibilitou aos membros da comunidade escolar refletir sobre a concepção de saúde, a partir da implementação de práticas educativas numa perspectiva sociocultural levando em consideração os determinantes sociais da saúde. No âmbito territorial, a ferramenta teatral viabilizou o trabalho comunitário em saúde proporcionando ao estudante de graduação a aproximação com a cultura da população local.