Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Instrução ao Sósia como método para análise dos processos de trabalho em saúde
Sandra Regina Peixoto de Sousa, Ândrea Cardoso de Souza

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Os processos de trabalho em saúde são marcados por encontros entre profissionais-profissionais, e profissionais-usuários, entendendo que estes são atores implicados nos processos de saúde. Esse estudo tem como objetivo apresentar o método de Instruções ao Sósia (IAS) para dispositivo privilegiado para a análise dos processos de saúde, pois permite ampliar os recursos para a ação das equipes de saúde. Os processos de trabalho precisam ser constantemente analisados, transformados para que de fato possa ser assegurado o direito dos usuários de terem a melhor atenção à saúde possível. O método de Instruções ao Sósia tem sua inscrição da área da psicologia do trabalho, tendo sido sistematizado nos anos 70 pelo médico e psicólogo do trabalho Oddone e seus colaboradores. Este método de análise do trabalho, considera os trabalhadores, protagonistas de suas transformações. Releituras da formulação inicial são feitas e um estudioso da Clínica da Atividade, o psicólogo francês Ives Clot (1990), reapresenta o método como uma metodologia de ação para mudar o trabalho, além de estabelecer relações sobre o modo de agir nas relações entre atividade e subjetividade, indivíduo e coletivo. Convoca o trabalhador a tecer reflexões sobre o seu agir e desta forma amplia a possibilidade de este no coletivo desenvolver outros modos de trabalho. Clot, destaca a relação entre pensamento e linguagem. Sendo assim, considera que o sujeito está em um permanente diálogo interior. No entanto, ressalta que a mobilização do coletivo é essencial para a implantação de processos de mudança no mundo do trabalho. Portanto, a análise do trabalho vai além do simples registro de pontos de vista dos trabalhadores a respeito do seu fazer cotidiano. A clínica da atividade, possibilita ao sujeito perceber e descrever não somente como realiza sua atividade, mas como deixa de realizá-la, evidenciando também seus impedimentos. O método é previsto para acontecer em grupo, sendo que um dos participantes deverá assumir o papel do instrutor e outro do sósia. A atividade se inicia com uma pergunta-chave. Por exemplo, “Imagine que amanhã vou lhe substituir em seu plantão, como devo proceder em relação a chefia, os colegas de trabalho e os usuários, para que ninguém perceba que eu não sou você?” E assim começa o diálogo, e o instrutor-trabalhador é instigado a falar com riqueza de detalhes sobre o seu trabalho, lembrando que o trabalhador deve fazer uso da terceira pessoa, sempre que se dirigir ao sósia. Após o término da instrução, o pesquisador deixa de ser o sósia e lança sobre o instrutor a seguinte pergunta: o que o exercício provocou em você? Essa indagação tem a finalidade de incentivar a reflexão do momento vivido. A proposta é que os trabalhadores reflitam sobre seu fazer cotidiano, em um diálogo coletivo com os demais, acredita-se por meio desta análise conjunta o poder de agir dos trabalhadores é ampliado. Sendo assim, a Instrução ao Sósia constitui um método potente para análise dos processos de trabalho em saúde.