Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SAÚDE NA EDUCAÇÃO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA E AO CLIENTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO AMBIENTE ESCOLAR
DOUGLAS OLIVEIRA VIEIRA

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Há um número elevado de pessoas com deficiência múltipla, seja leve, moderado ou grave, pode-se observar a falta de assistência do profissional de enfermagem e o desconhecimento sobre sua atuação diante de um cliente com deficiência múltipla. Diferente do que muitos pensam, a área da saúde pode estar presente não só no ambiente hospitalar, ou no posto de saúde. A saúde pode atuar em diversas áreas como, por exemplo, na educação. A criança que necessita de cuidados especiais sempre foi questão de assistência à saúde, não só no Brasil, mas no mundo todo. Assim o presente trabalho tem como objetivo geral, compreender a importância da assistência de enfermagem à família ao cliente com múltipla deficiência, seja no ambiente hospitalar ou mesmo no escolar, e para alcançar esse propósito definiram-se como objetivos específicos: analisar a assistência de enfermagem à família ao paciente com múltipla deficiência no ambiente escolar e definir o tipo e métodos utilizados na assistência prestados à família do paciente com múltipla deficiência no ambiente escolar e em relação à metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Assim, pode-se afirmar que maior parte das instituições de ensino, ainda, não exigem a presença de um profissional de enfermagem para desempenhar suas atribuições aos alunos, aos familiares e aos demais profissionais da instituição. Ressalta-se que a atuação do enfermeiro é primordial para o auxílio nos cuidados e autocuidados dos educandos com alguma deficiência. Cada deficiência compromete de forma diferente o aprendizado de tarefas que podem ser definidas como simples para algumas pessoas, mas que podem ser consideradas complexas para outras. O desenvolvimento e comunicação vão variar de acordo com o grau e comprometimento de cada deficiência ou associado aos estímulos que a pessoa recebeu ao longo de sua vida. É necessário um acompanhamento e atendimento multidisciplinar com o aluno, sendo incluídas ações integradas em educação, saúde e família. A escola deve estar preparada para receber crianças com deficiência múltipla de diferentes limitações, o desenvolvimento delas deve ser feito a partir de ações que envolvam reabilitação, inclusão do âmbito social e educacional. É fundamental que a equipe de enfermagem reconheça todo o processo de cuidado e a partir daí desenvolva estratégias para cuidar também da família, aceitando suas limitações, acolhendo e esclarecendo dúvidas, dando suporte emocional e oportunidade de participação durante todas as etapas do cuidado. Conclui-se assim, a importância do enfermeiro nesse cuidado e assistência, antes esquecido, mas que desempenha uma grande função frente a esse cuidado e inclusão. Além disso, foi possível destacar que não só as pessoas com deficiência, mas também os pais necessitam de apoio, compreensão e assistência, desde o momento que descobrem o diagnóstico da criança até o momento que ela entra no ambiente escolar e não se pode deixar a família de lado no decorrer do processo de inclusão e aprendizado da pessoa com deficiência múltipla, seja ela criança ou não.