Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-31
Resumo
Introdução/objetivo: Os temas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)e gravidez na adolescência continuam sendo tabu na sociedade.Em razão dessa dificuldade em se falar sobre, torna-se fundamental espaços de discussão com os adolescentes. Assim, os acadêmicos de graduação em medicina de uma universidade do norte gaúcho realizaram oficinas sobre o assunto em duas diferentes escolas rurais do município de Pontão (RS) com o objetivo de refletir sobre o corpo, o prazer e a saúde.
Descrição: Os estudantes de cada escola foram separados em faixas etárias e os de 11 a 17 anos participaram da oficina que iniciou com a roda de apresentação, para que eles pudessem falar o nome, idade e o que cada um gostaria de aprender com a atividade. O intuito foi construir uma relação interativa e sem constrangimentos. A seguir, uma apresentação sobre a temática de forma dialógica. Após, a dinâmica onde há dois papéis com um círculo desenhado, e o restante, em branco. Além disso, há 2 envelopes lacrados. Mistura-se os papéis com o círculo desenhado com os brancos e os distribui, um para cada aluno. Os 2 envelopes lacrados são entregues para dois meninos e se pede para que eles não abram e os entregue para duas meninas, que só podem abrir quando for solicitado e não pode ser passado a outra menina. Com os materiais em mãos e os alunos em pé no meio da sala, coloca-se uma música qualquer e eles precisam andar pela sala. Cada vez que alguém que está com o papel em branco passar por alguém que possua o papel com o círculo desenhado, essa pessoa precisa desenhar o mesmo círculo no seu papel em branco e seguir em frente. Enquanto isso, os dois meninos que receberam os envelopes devem entregá-los às meninas escolhidas. Depois de um minuto, encerra-se a dinâmica e todos voltam aos seus lugares. Ao término da atividade, foi realizada a explicação do que ela representava. Os círculos desenhados representam uma IST, que é prevenida com a utilização de preservativos. Solicitou-se que todos que estavam com o círculo desenhado no papel levantassem a mão, constatando a facilidade de contaminação. Após essa conversa, solicitou-se que as duas meninas que estavam com o envelope abrissem e uma delas lesse em voz alta a mensagem: “Parabéns, você será mamãe! E agora, o que você vai fazer?” Assim ocorreu com dois meninos que tinham em seu envelope escrito “Parabéns, você será papai! E agora, o que você vai fazer?”. Assim, de maneira lúdica, refletiu-se sobre o corpo, a sexualidade, o prazer, saúde, a importância do uso de preservativos associado ao papel e as relações de gênero na sociedade.
Impactos: Sensibilização, reflexão e aprofundamento sobre o tema, pois os alunos chegaram com muitas dúvidas e incertezas sobre esse assunto, por diversos motivos, como falta de debate na escola ou por um tabu familiar.
Conclusão: Vivência de acolhimento, sensibilização, informação e reflexão importante para as escolhas futuras com responsabilidade, sendo um importante fator na luta pela redução de IST e gravidez na adolescência.