Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Infeções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência : a importância do debate como forma de prevenção
Maria fernanda Soares Gonçalves, thiago emanuel rodrigues novaes, vanderleia laodete pulga, joao pedro nazario de souza, livia de oliveira sabioni, valeska barimacker, ralf amaral santos

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Introdução/objetivo: Os temas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)e gravidez na adolescência continuam sendo tabu na sociedade.Em razão dessa dificuldade em se falar sobre, torna-se fundamental espaços de discussão com os adolescentes. Assim, os acadêmicos de graduação em medicina de uma universidade do norte gaúcho realizaram oficinas sobre o assunto em duas diferentes escolas rurais do município de Pontão (RS) com o objetivo de refletir sobre o corpo, o prazer e a saúde.

Descrição: Os estudantes de cada escola foram separados em faixas etárias e os de 11 a 17 anos participaram da oficina que iniciou com a roda de apresentação, para que eles pudessem falar o nome, idade e o que cada um gostaria de aprender com a atividade. O intuito foi construir uma relação interativa e sem constrangimentos. A seguir, uma apresentação sobre a temática de forma dialógica. Após,  a dinâmica onde há dois papéis com um círculo desenhado, e o restante, em branco. Além disso, há 2 envelopes lacrados. Mistura-se os papéis com o círculo desenhado com os brancos e os distribui, um para cada aluno. Os 2 envelopes lacrados são entregues para dois meninos e se pede para que eles não abram e os entregue para duas meninas, que só podem abrir quando for solicitado e não pode ser passado a outra menina. Com os materiais em mãos e os alunos em pé no meio da sala, coloca-se uma música qualquer e eles precisam andar pela sala. Cada vez que alguém que está com o papel em branco passar por alguém que possua o papel com o círculo desenhado, essa pessoa precisa desenhar o mesmo círculo no seu papel em branco e seguir em frente. Enquanto isso, os dois meninos que receberam os envelopes devem entregá-los às meninas escolhidas. Depois de um minuto, encerra-se a dinâmica e todos voltam aos seus lugares. Ao término da atividade, foi realizada a explicação do que ela representava. Os círculos desenhados representam uma IST, que é prevenida com a utilização de preservativos. Solicitou-se que todos que estavam com o círculo desenhado no papel levantassem a mão, constatando a facilidade de contaminação. Após essa conversa, solicitou-se que as duas meninas que estavam com o envelope abrissem e uma delas lesse em voz alta a mensagem: “Parabéns, você será mamãe! E agora, o que você vai fazer?” Assim ocorreu com dois meninos que tinham em seu envelope escrito “Parabéns, você será papai! E agora, o que você vai fazer?”. Assim, de maneira lúdica, refletiu-se sobre o corpo, a sexualidade, o prazer,  saúde, a importância do uso de preservativos associado ao papel e as relações de gênero na sociedade.

Impactos: Sensibilização, reflexão e aprofundamento sobre o tema, pois os alunos chegaram com muitas dúvidas e incertezas sobre esse assunto, por diversos motivos, como falta de debate na escola ou por um tabu familiar.

Conclusão: Vivência de acolhimento, sensibilização, informação e reflexão importante para as escolhas futuras com responsabilidade, sendo um importante fator na luta pela redução de  IST e gravidez na adolescência.