Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ADVOCACIA EM SAÚDE BASEADO NA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA SEGUINDO O ESQUEMA DO ARCO DE MAGUEREZ
ELEN CRISTIANE GANDRA, Kênia Lara Silva, Gabriela Vieira Castro

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Apresentação: Experiência bem-sucedida do ensino de advocacia em saúde em outros países têm sido evidenciadas, incluindo estratégias práticas que possibilitam a aproximação com a realidade, como estudos de casos e experiências concretas, incluindo também o desenvolvimento da competência de comunicação como forma de aproximar os profissionais dos decisores políticos e da mídia (HEARNE, 2008). Neste sentido, a metodologia da problematização seguindo o esquema do arco de Maguerez, prepara o aluno a encontrar respostas aos problemas obtidos pela observação da realidade, levando em conta a compreensão da advocacia motivada pelos direitos do usuário à informação e autodeterminação; advocacia derivada do direito do usuário à segurança pessoal e a advocacia como um princípio filosófico da enfermagem. Objetivo: Descrever a proposta da estratégica de ensino do curso Advocacia em Saúde na prática de enfermagem, baseado na metodologia problematizadora. Desenvolvimento: A formação dos profissionais de enfermagem para práticas baseadas na comunidade e envolvendo ativismo político requer o desenvolvimento e a sustentação de uma filosofia que apoie o aprendizado de serviços e as parcerias na comunidade. Os conceitos de serviço, comunidade, colaboração, empoderamento e ativismo político são fundamentos essenciais para sua consolidação (ZAUDERER et al., 2008). Diante desses pressupostos, uma possível resposta para a formação da competência advocacia em saúde é o referencial teórico e filosófico da metodologia de ensino da problematização. A estratégia de ensino aqui apresentada é fruto do estudo “Efeitos da metodologia problematizadora no desenvolvimento da competência advocacia em saúde na formação do enfermeiro: um estudo experimental. A sequência didática do processo ensino-aprendizagem refere-se à definição de caminhos que auxiliam alcançar os objetivos educacionais. O caminho a ser percorrido pelo aluno seguindo o Esquema do Arco de Maguerez, parte de uma situação da realidade social observada e que provoca questionamentos. Em resposta a esses questionamentos se configura um quadro conceitual que permitem uma análise teórica do problema. Em seguida, colhem-se dados relevantes e formulam-se hipóteses orientadoras para elaboração de uma síntese ou solução que envolve algum tipo de transformação da realidade. Resultados: Trata-se de uma sequência didática de um curso de extensão tendo como público-alvo estudantes da graduação em enfermagem e carga horária de 30 horas. As experiências de aprendizagem estão estruturadas na abordagem teórica e conceitual da advocacia em saúde e vivências com a realidade social e a prática de enfermagem. Utilizou-se de atividades e técnicas de ensino considerando os pressupostos do método do arco - Capacidade de Observar: Inserção e observação de cenários da realidade, Brainstorming advocacia em saúde; Uso de mídia digital. Capacidade de Analisar: Divisão dos alunos em grupos, Busca bibliográfica, História Narrativa e Fórum de discussão. Capacidade de Teorizar: Leitura e discussão dos textos, Exposição dialogada e Apoio instrucional do professor. Capacidade de Sintetizar: Diário de experiencias. Capacidade de Aplicar: “Advocacy Day”. A estratégia de ensino será avaliada pela aplicação da Protective Nursing Advocacy Scale (PNAS) pré e pós a intervenção. Considerações Finais: Espera-se contribuir para experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde e para a formação para o SUS.