Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-03
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de apoio online com estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro como estratégia para criação de um espaço de prevenção, promoção e apoio a saúde mental do estudante. A proposta surgiu a partir das demandas percebidas pelo grupo de atendimento em saúde mental destinado aos alunos da Faculdade de Medicina, durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e da regulamentação do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Os encontros do grupo ocorreram semanalmente de forma online e com duração média de 1 hora e 30 minutos, de agosto a dezembro de 2021, coordenado por uma professora da Universidade, com formação em Psicologia. No início de cada encontro era acordado que o grupo seria aberto, respeitando o limite de cinco participantes, e também, explicado a proposta e as regras, tais como: sigilo e respeito às falas, escolha individual e acertada com o grupo por ligar ou não a câmera e atenção ao uso do microfone. Dentre os temas abordados, destacaram-se: relacionamentos interpessoais e conflitos familiares na pandemia, sobrecarga acadêmica e pressão por produtividade, dificuldades do ambiente universitário, comunicação assertiva, estratégias de enfrentamento ao estresse e autocuidado. O grupo possibilitou a construção de um espaço de escuta, acolhimento e suporte social aos estudantes, favorecendo a aprendizagem coletiva de estratégias de promoção e prevenção em saúde mental. Outra estratégia criada para promover a coesão grupal e uma melhor comunicação foi a criação de um grupo no whatsapp, observado também como um canal de suporte e troca de informações entre os membros. A experiência demonstrou que o grupo online configurou-se como um espaço de educação em saúde, possibilitando mudanças nos comportamentos dos participantes e um melhor entendimento de suas questões emocionais, resultando em uma melhoria do bem-estar e da qualidade de vida destes estudantes.