Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Saúde na Escola em tempos de COVID-19: um projeto de educação em saúde em escolas de Manaus/Amazonas
RAYSSA DA CONCEIÇÃO BRITO DE SOUZA, Iamille Lourany Sepúlvida dos Santos, Lara Suellen Bezerra Lopes, Rachel Geber Correa, Lorena Cavalcante Lobo, Samia Feitosa Miguez, Fernando José Herkrath, Sonia Maria Lemos

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação: A Constituição da República Federativa do Brasil no artigo 207, estabelece que as universidades possuam um elo entre o ensino, pesquisa e extensão. Os cursos na modalidade stricto sensu são importantes ferramentas para aprofundar a coesão desse tripé, e desenvolver projetos voltados à sociedade. Dessa forma, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), em conjunto com a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveram um projeto de extensão voltado à comunidade Amazônida, intitulado “Saúde na Escola: Educação Básica em Contexto Amazônico”, com o objetivo de proporcionar ações de Educação em Saúde sobre temas inseridos na Saúde Coletiva, prezando pela interdisciplinaridade do campo. Desenvolvimento: Neste relato de experiência, os acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram 20 encontros distribuídos em 06 escolas de ensino básico na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas (9° ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio), inseridas no “Projeto Saúde na Escola: Educação Básica em Contexto Amazônico”. Os encontros e rodas de conversas aconteceram no horário de aula, em que os estudantes estavam presentes nas escolas, com duração de aproximadamente duas horas. Foram utilizados como materiais, apresentações no power point elaboradas por cada convidado, nas quais foram abordados os seguintes temas: violência de gênero, abuso sexual, sexualidade, prevenção do câncer de mama, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, saúde mental e prática de mindfulness. Inseridas no contexto do mês de prevenção do suicídio (referente ao setembro amarelo) também foram trabalhados temas sobre depressão, ansiedade, suicídio e a relação com as redes sociais, bullying e psicoeducação. Por fim, alguns temas relacionados ao estilo de vida também foram apresentados, como: ações de auto cuidado durante a COVID-19, vacinação, insegurança alimentar, sedentarismo versus a importância da atividade física, e alimentação saudável. Resultados: O projeto conseguiu alcançar aproximadamente 600 estudantes da rede de ensino fundamental e do ensino médio, em ações presenciais. Faz-se necessário estimular a participação social e aprofundar debates que estabeleçam a práxis da Educação em Saúde em contexto territorial para a prevenção dos agravos em saúde que acometem os jovens, como violências, gênero, sexualidade, saúde mental, dentre outros fenômenos contemporâneos, tendo a escola como um dos importantes dispositivos para levar e aproximar essa atividade dialógica. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO, 2021), a chegada do século 21 fez emergir a temática da humanização, que passou a ser considerada estratégica para as políticas públicas de saúde, inaugurando pautas relacionadas a saberes, atitudes e práticas. Ainda em consonância com a ABRASCO (2021), desde a primeira década dos anos 2000 a condição juvenil vem sendo refletida em inúmeros diagnósticos e pesquisas na América Latina, buscando ampliar o entendimento da situação social da juventude brasileira e subsidiar políticas públicas com foco no grupo dos 15 aos 29 anos. As ações do “Projeto Saúde na Escola: Educação Básica em Contexto Amazônico”, foram desenvolvidas pelos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEA, em parceria com graduandos da Faculdade de Enfermagem da UEA e sob orientação de alguns professores do PPGSC/UEA. Contou também com colaboração de profissionais externos à universidade. Os encontros aconteceram no período de agosto à novembro de 2021, de acordo com a disponibilidade dos convidados e da escola. As escolas participantes foram: 1) Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós; 2) Escola Estadual Tiradentes; 3) Colégio Amazonense Dom Pedro II; 4) Centro de Educação SESC José Roberto Tadros; 4) Escola Estadual Ângelo Ramazzotti; 5) Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira; 6) Escola Estadual Agnello Bittencourt. Estando em contexto da pandemia da COVID-19 (doença do coronavírus-2019), adequamos as participações dos estudantes seguindo os protocolos com os requisitos de prevenção da disseminação do vírus da COVID-19, usando as estratégias de vacinação, distanciamento social entre os estudantes nas escolas, uso de máscaras de proteção e álcool em gel a 70%, planejado em conjunto com os gestores e pedagogos das unidades escolares. Diante das ações práticas da Educação em Saúde em contexto amazônico no ambiente escolar, é possível apontar pontos relevantes para o elo entre a Universidade Pública e a Educação Básica Pública do Amazonas, como a contribuição para a formação dos estudantes do ensino básico, dos graduandos em ciências da saúde, mestrandos e profissionais da saúde em contexto, através das ações interdisciplinares de promoção, prevenção e atenção à Saúde Coletiva. O projeto também despertou nos estudantes do ensino básico o interesse pelas temáticas abordadas, o que levou à reflexão dentro da sala de aula partindo dos anseios dos estudantes, envolvendo assim também os professores das escolas para dirimir as dúvidas pertinentes e ter um olhar mais sensível para as questões que envolvem o dia a dia e as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Considerações Finais: Os Projetos de Extensão das Universidades Públicas visam a integração e aproximação entre a comunidade acadêmica e a população, com ações desenvolvidas de caráter educativo, social e cultural, científico ou tecnológico, elaborados com objetivo específico e que são implementados a curto prazo. Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Resolução n° 07/2010, do Conselho Nacional de Educação, que determina às escolas a adoção da temática “Saúde” como norteadora de suas políticas educativas e de suas ações pedagógicas, o “Projeto Saúde na Escola: Educação Básica em Contexto Amazônico”, teve a perspectiva de unir o conhecimento acadêmico com os saberes trazidos pelos estudantes participantes. Os encontros tiveram o foco na promoção, proteção e estratégias da educação em saúde para a prática da liberdade, autonomia, participação social e conhecimento do território, na conquista dos direitos de cidadania. O Projeto de Extensão cumpriu seu papel legítimo ao assumir junto aos estudantes e suas famílias o compromisso de trabalhar os referidos temas, visando à mudança e melhoria de hábitos e de atitudes no âmbito individual e da coletividade, assim reafirmando a Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Situações de Agravos no contexto escolar e comunitário. Estabeleceu-se um ambiente de debate e construção teórica no contexto da pandemia da COVID-19, demonstrando que as ações e os serviços de saúde devem estar lado a lado da população, na perspectiva também da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), que propõe à comunidade ações que perpassem a promoção, proteção e recuperação da saúde, através do diálogo e da valorização dos saberes populares na inserção desse SUS, refletindo desde as informações científicas à conhecimentos populares, culturais, até as menos abordadas no contexto escolar, portanto cumpre um papel importante de ser um canal de diálogo entre as populações e suas necessidades, tendo como premissa a construção em coletivo do conhecimento sobre elas e suas realidades.