Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A experiência de criação do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará
Leidy Dayane Paiva de Abreu, Maria Lourdes dos Santos, Francisco Jadson Franco Moreira, Anderson Gomes Camêlo Pereira

Última alteração: 2022-02-09

Resumo


Apresentação: o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS-CE) nasceu em 2019 e envolve diversos atores sociais e características de forma a solidificar dados para que sejam utilizados pelas diferentes gestões e públicos aos quais servem, a partir de dados empíricos fundamentais e sólidos, antes não visualizados e muito menos acompanhados. Trata-se de um ciberespaço que destaca em pauta as necessidades contemporâneas do uso das tecnologias digitais. A pesquisa tem como objetivos apresentar a experiência da criação do ObservaEPS-CE pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Desenvolvimento: Foi realizado um relato de experiência sobre a criação do observatório, a experiência pelos profissionais do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará em outubro de 2021, a estratégia utilizada na obtenção de informações sobre gestão, controle social, ensino e serviço dos municípios cearenses, para construção de indicadores. Foi realizada coleta de dados por meio de formulários no Google Forms, integrado às planilhas Google e materializado no Google Data Studio, boa parte das minerações feitas foi padronizada. Dessa forma, o material apresentado nas dashboards e planilhas do Observatório, integrando os dados e os resultados dentro do sistema do site. A pesquisa resultou nas seguintes categorias: número de profissionais cadastrados nos Conselhos de Profissão da Saúde; Instituições que formam para Saúde no Ceará; Residências em Saúde; Profissionais na Rede SUS que realizam pesquisa; Conselhos Municipais de Saúde e Centros de Estudos Hospitalares, tendo como referencial para análise a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, o Plano Cearense Educação Permanente em Saúde e o Livro Caminhos trilhados na construção do Plano Estadual de Educação Permanente. Resultados e Impactos: foi realizada IdeAção do Protótipo; Mineração das Informações em saúde; e, o site final. O ObservaEPS-CE vem desenvolvendo suas atividades e buscando mais implicação, no intuito de tornar-se relevante para pesquisadores, profissionais, estudantes e trabalhadores ao criarem, compartilharem, aplicarem e disseminarem conhecimentos, seja por meio de seus produtos, serviços e/ou ações. Após a criação do site, o observatório foi cadastrado na Rede de Observatório CE, uma parceria relevante para troca de experiência, busca de informações, inovação, capacitação e formação de rede de apoio entre os observatórios existentes, com articulação da produção de conhecimento e com a produção de informação por meio da ciência aberta. Ressalta-se que toda sociedade tem acesso ao observatório, uma vez que preze pelos princípios da ciência aberta, com o desenvolvimento da cultura digital e vise à disponibilização das informações em rede de forma gratuita. Considerações finais: acredita-se que as experiências de integração ensino-serviço-comunidade sejam de grande relevância, não apenas para o Observatório, mas para a própria valoração e desenvolvimento das práticas de EPS no Ceará, fortalecendo e transladando o que antes só se fazia presente em determinado campo (área de saúde, pesquisa ou publicação) para que possa favorecer a inovação e o crescimento dessa área.