Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aprendizagem x serviço: uma relação necessária ao aprimoramento profissional
Samille Pereira Vilas Boas, Aline Fabiane da Silva Moura, Mirela Dias Gonçalves

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação: Integrar a educação no contexto do serviço é um dos desafios da educação permanente em saúde, como forma de reflexão e no aprimoramento de competências que contribuam para qualidade da atenção à saúde. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um importante cenário de práticas em saúde, o qual o profissional atua no território e passa a compreender a realidade local e, de maneira singular os atores envolvidos no cuidado. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por docentes assistenciais de um programa de Educação Permanente em Saúde (EPS) na implementação da consulta de enfermagem no pré-natal em municípios da região central-norte do Estado do Espírito Santo (ES). Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por docentes assistenciais que atuam na EPS de enfermeiros, que atuam nas equipes de ESF de municípios da região central-norte do Estado do ES, entre 2020 e 2021. A proposta faz parte de um programa de formação e qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi/SESA-ES). As atividades educacionais foram realizadas em serviço, e conduzidas por docentes assistenciais, inseridos em processos de ensino-aprendizagem construtivista, com vistas ao diálogo e análise crítica das práticas de saúde pelos profissionais. Utilizou-se de encontros semanais teóricos práticos para a realização de atividades, a partir das necessidades educacionais. Para o desenvolvimento das atividades, foram realizados movimentos de conhecimento do grupo e profissionais na sua individualidade, levando-se em consideração as necessidades educacionais e a realidade local. Dos assuntos abordados, a consulta de enfermagem no pré-natal foi a referência este estudo, sendo proposto como ressignificação pelos profissionais, desde o acolhimento da gestante até o período puerperal, perpassando pelo acompanhamento e monitoramento da gestante pelo enfermeiro, com vistas e incentivo ao trabalho em equipe. Resultados: A partir dessa experiência, pode-se constatar que as estratégias educacionais utilizadas contribuíram no aprimoramento das práticas profissionais, desenvolvendo as competências necessárias para implementação de consultas de enfermagem no pré-natal. Percebida a sensibilização dos profissionais para o cuidado pré-natal, com atitudes positivas na implementação de ações que trouxessem benefícios para gestante, bem como a troca de experiências entre os profissionais da equipe. Promovido espaço de diálogos entre os profissionais, que os levaram a reflexão de suas práticas de saúde, favorecendo a superação de barreiras internas.  No decorrer dos encontros observou-se ampliação de conhecimentos sobre pré-natal, favorecendo o desenvolvimento de habilidades para realização da consulta de enfermagem.  Constatou-se que o apoio docente assistencial, contribuiu no processo de ensino aprendizagem do profissional enfermeiro, incentivando-o para autonomia e segurança nas práticas de saúde. Considerações finais: A EPS é de fundamental importância no apoio e aprimoramento de competências necessárias a prática profissional, no cotidiano de trabalho. Neste cenário de ensino aprendizagem, ressalta-se o papel docente como indutor do processo, mediando e articulando conhecimentos, habilidades e atitudes. Vale destacar a relevância de uma prática profissional reflexiva, promovendo espaço para diálogos e atribuindo novos significados.