Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Web Portfólio Reflexivo “Menos Covid, Mais SUS”: Relato de experiência
Aline Santana de Godoy, Marina Bueno Fraga, Lara Lelis Dias, Gabrielle Maria Silva Gomes, Tayane Naraiane de Freitas, Caroline de Freitas Silva, Lílian Ferreira Fietto, Thais Bitencourt Faria

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação: O portfólio reflexivo é um método didático que promove o aprimoramento do ensino-aprendizado, uma vez que propicia a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento. Esse instrumento de ensino estimula o aluno a desenvolver senso crítico, capacidade reflexiva, autoconhecimento, criatividade, planejamento e organização do tempo, além de permitir o trabalho em equipe. Desse modo, o portfólio é uma ferramenta revolucionária que carrega um arcabouço de experiências, histórias e progressos, singulares a cada integrante, que compõe sua construção, e promove a interação entre aluno-docente através dos “feedbacks” proporcionando o sucesso de seu desenvolvimento.  Sendo assim, durante as aulas práticas da disciplina de Políticas em Saúde, do curso de Enfermagem, em uma universidade da zona da mata mineira, foi desenvolvido o Web Portfólio Reflexivo, com ênfase na pandemia da Covid-19.  Objetivo: relatar a experiência da construção do Web Portfólio Reflexivo construído em equipe e a importância desse recurso para o ensino-aprendizado.  Desenvolvimento: o portfólio reflexivo foi elaborado na versão web, devido às circunstâncias proporcionadas pelo momento pandêmico, que não possibilitaram o encontro presencial. As reuniões aconteciam semanalmente, através da plataforma do Google Meet. As artes foram desenvolvidas na ferramenta de design do Canva. O portfólio foi sistematizado com a seguinte divisão didática: conceito de portfólio, trajetória de vida de cada integrante, espaço para criatividade, módulos que traziam informações relacionadas a Covid-19 e as contribuições do SUS, síntese reflexiva e pontos fracos e fortes adquiridos após cada módulo, aprendendo com o grupo e trajetória da equipe durante a realização da referida atividade. Nos encontros remotos com a docente, eram fornecidos “feedbacks” sobre cada tópico, a fim de contribuir com a melhoria da elaboração do portfólio. Os discentes eram pontuados através de instrumentos de autoavaliação, planejamento e relatório de trabalho em equipe. Resultados: durante a construção do trabalho, foi possível ressaltar a importância e potencialização do Web Portfólio Reflexivo no processo de ensino-aprendizagem. Além de perceber a evolução de cada integrante com relação à comunicação, trabalho em equipe, empoderamento, liderança, escuta e desenvolvimento de competências, que foram essenciais para evolução individual e coletiva. Considerações finais: ressalta-se a importância desse método didático e dinâmico no processo de ensino-aprendizado, que possibilita, através do feedback, acrescentar aquilo que ainda não foi totalmente satisfatório, permitindo um maior aprimoramento. Além disso, o Web-Portfólio produziu resultados e significados que representaram uma oportunidade de crescimento e maior aprendizado.