Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-30
Resumo
Apresentação: O portfólio reflexivo é um método didático que promove o aprimoramento do ensino-aprendizado, uma vez que propicia a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento. Esse instrumento de ensino estimula o aluno a desenvolver senso crítico, capacidade reflexiva, autoconhecimento, criatividade, planejamento e organização do tempo, além de permitir o trabalho em equipe. Desse modo, o portfólio é uma ferramenta revolucionária que carrega um arcabouço de experiências, histórias e progressos, singulares a cada integrante, que compõe sua construção, e promove a interação entre aluno-docente através dos “feedbacks” proporcionando o sucesso de seu desenvolvimento. Sendo assim, durante as aulas práticas da disciplina de Políticas em Saúde, do curso de Enfermagem, em uma universidade da zona da mata mineira, foi desenvolvido o Web Portfólio Reflexivo, com ênfase na pandemia da Covid-19. Objetivo: relatar a experiência da construção do Web Portfólio Reflexivo construído em equipe e a importância desse recurso para o ensino-aprendizado. Desenvolvimento: o portfólio reflexivo foi elaborado na versão web, devido às circunstâncias proporcionadas pelo momento pandêmico, que não possibilitaram o encontro presencial. As reuniões aconteciam semanalmente, através da plataforma do Google Meet. As artes foram desenvolvidas na ferramenta de design do Canva. O portfólio foi sistematizado com a seguinte divisão didática: conceito de portfólio, trajetória de vida de cada integrante, espaço para criatividade, módulos que traziam informações relacionadas a Covid-19 e as contribuições do SUS, síntese reflexiva e pontos fracos e fortes adquiridos após cada módulo, aprendendo com o grupo e trajetória da equipe durante a realização da referida atividade. Nos encontros remotos com a docente, eram fornecidos “feedbacks” sobre cada tópico, a fim de contribuir com a melhoria da elaboração do portfólio. Os discentes eram pontuados através de instrumentos de autoavaliação, planejamento e relatório de trabalho em equipe. Resultados: durante a construção do trabalho, foi possível ressaltar a importância e potencialização do Web Portfólio Reflexivo no processo de ensino-aprendizagem. Além de perceber a evolução de cada integrante com relação à comunicação, trabalho em equipe, empoderamento, liderança, escuta e desenvolvimento de competências, que foram essenciais para evolução individual e coletiva. Considerações finais: ressalta-se a importância desse método didático e dinâmico no processo de ensino-aprendizado, que possibilita, através do feedback, acrescentar aquilo que ainda não foi totalmente satisfatório, permitindo um maior aprimoramento. Além disso, o Web-Portfólio produziu resultados e significados que representaram uma oportunidade de crescimento e maior aprendizado.