Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em saúde em um território sócio vulnerável: Relato de experiência
Ingrid Mendes Simonato, Renato Lemos Nascimento, Tayla Andrade Silva Morais de Medeiros

Última alteração: 2022-01-29

Resumo


Introdução e Objetivo

A educação em saúde auxilia na construção de uma relação entre o serviço de saúde e a comunidade, de forma que o usuário passe a ter uma visão crítica sobre o contexto social e de saúde da população brasileira construindo autonomia e possibilitando maior acesso ao conhecimento. Analisar a iniciação do estudante de medicina às práticas no território e suas contribuições para a construção da educação em saúde na Estratégia Saúde da Família.

Desenvolvimento

A ação de educação em saúde em um território socio vulnerável faz parte da prática da metodologia do módulo: Integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e tem como função inserir o acadêmico de medicina no contexto da atenção básica e no cotidiano da comunidade adscrita. Essa ação visa instruir a população e expor ao estudante a realidade fora do âmbito clinico hospitalar. Tal experiência inicia-se desde o primeiro período com visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e suas microáreas, local onde apreendemos sobre o funcionamento da atenção primária. Junto ao Agente Comunitário de Saúde da localidade faz-se o reconhecimento do território, seus determinantes sociais e adversidades vivenciadas pela população. A partir dos dados e conhecimentos obtidos constrói-se um mapa da região visitada e organiza-se uma ação para instruir os usuários em relação a temas selecionados a partir de demandas identificadas no próprio território. Uma das atividades foi a discussão do descarte correto de resíduos executada através de uma palestra demonstrando a importância da temática para a redução da incidência de casos de doenças relacionadas à problemática discutida e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade

Resultados

A oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema único de saúde ajuda no desenvolvimento tanto da elucidação do contexto social da maioria dos usuários da atenção primária quanto da construção de uma mentalidade e postura médica mais humanizada. A partir dessa experiência, faz-se necessário a reflexão sobre a importância do acadêmico de medicina, a realidade do atendimento realizado no SUS e a vivência de uma relação médico-paciente que visa não apenas a doença, mas ao contexto de todo território e o quanto ele influencia na saúde e qualidade de vida de uma população. Além disso, as ações de educação em saúde possibilitam maiores acessos às informações e atendimento aos usuários das unidades de saúde em que os médicos em formação estão inseridos.

Considerações Finais

Portanto, evidencia-se, através das visitas às Unidades Básicas de Saúde, a construção do entendimento do trabalho qualificado e extenso que é realizado pelo SUS. Além disso, o futuro médico compreende que a prática da medicina vai além do consultório e que é imprescindível analisar o território, os condicionantes de saúde e os determinantes sociais que estão presentes no cotidiano e diretamente ligados a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Outro fato importante apreendido é que a inserção das ações de educação em saúde realizadas nas comunidades auxilia no acesso às informações e na melhora de condições de vida de toda a população adscrita.