Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
NEURO ON: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE EXTENSÃO DA UFES
Pâmela Peres dos Reis, Marcela Barçante, Kayse Torres Costa, Amabile de Sousa Cavalcante, Pedro Henrique Cassaro Lirio, Marcela Lamborghini Pagel, Polyana Lima Meireles Dalpiaz

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


A neuroanatomia humana é uma disciplina do ciclo básico, oferecida nos períodos iniciais da graduação, base para outras disciplinas como fisiologia e farmacologia. Trata de conteúdos densos, com muitos detalhes, ocasionalmente complexos da anatomia do sistema nervoso, essenciais para formação dos profissionais de saúde. O seu processo de ensino-aprendizagem é desafiador e requer a utilização de alternativas, como a contextualização clínica, linguagem clara, figura e imagens diferenciadas e mesmo assim ainda existe a dita “neurofobia”, chegando em algumas profissões impactar e reduzir o número de profissionais especializados nessa área. Somado a isso, a divulgação de conhecimento científico através das redes sociais tem ganhado força, tornando tais conhecimentos mais interessantes para os estudantes e acessíveis à população. Por esse motivo, graduandos dos cursos da saúde, um mestrando e docentes da Universidade Federal do Espírito Santo criaram o projeto de extensão “NEURO ON”, com o objetivo de proporcionar ambiente de debate e divulgação científica em neurociências para o público em geral, destacando a importância da atuação multidisciplinar nas intervenções de diferentes profissionais de saúde acerca de doenças neurológicas.                                                 Para isso, são realizadas reuniões científicas mensais abertas ao público geral, sobre determinados temas que envolvem a neuroanatomia, realizados via Google Meet e transmitido ao vivo para o canal “Neuro On” no Youtube e reuniões fechadas para discussão de dúvidas. Os grupos são formados por alunos dos cursos de graduação de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia, que apresentam a temática em formato de caso clínico ou não, buscando enfatizar a sua atuação profissional. Essas discussões científicas são embasadas em informações de artigos de alta qualidade metodológica, e contam com a colaboração de profissionais especializados em cada uma das áreas, agregando valor com suas experiências práticas e conhecimentos para enriquecer os encontros. Além disso, foi criada também, a conta “@neuroon.ufes” na rede social Instagram, com o objetivo de divulgar o conteúdo científico apresentado nas reuniões, sendo disponibilizados vídeos explicativos de estruturas neuroanatômicas do acervo de peças do departamento de morfologia da UFES, além de posts atrativos com os temas: atuação profissional, artigo da semana, curiosidade e desafios. Atualmente, o projeto ‘‘NEURO ON’’ possui 469 seguidores, 62 publicações e 4 destaques em seu perfil no Instagram, somando-se à 5 publicações no YouTube referente aos temas das reuniões mensais, que abordam lesão medular espinal, doença de Parkinson, doença de Huntington e o envolvimento com a neuroanatomia. Para os participantes do projeto exposto, destaca-se que a experiência proporcionada através do contato com artigos científicos; debates sobre diferentes temas; transformação da linguagem científica para uma linguagem simplificada de modo que a população em geral compreenda, e outros alunos sintam-se encorajados a aprender; a construção de casos clínicos; conhecimento multiprofissional e bem como um maior aprendizado sobre a neuroanatomia, é de extrema importância para a construção pessoal e profissional. Ademais, o projeto possibilita a garantia de cada integrante do grupo vivenciar o tripé pesquisa-ensino-extensão presente na Universidade, além de proporcionar a toda comunidade universitária uma forma alternativa do processo ensino-aprendizagem.