Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Contribuições dos Cursos Autoinstrucionais do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família para o Programa Mais Médicos
Talita Helena Monteiro de Moura, Patrícia Smith Cavalcante, José Adailton da Silva

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


A disponibilização de cursos online, abertos e massivos, constituem importantes estratégias de educação permanente em saúde. O desafio de capacitar profissionais às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando os desenhos de organização da rede de atenção à saúde; pressupostos da aprendizagem significativa e desenvolvimento da capacidade de intervenção crítica dos profissionais está diretamente relacionado ao que propõe a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). As tecnologias de informação e comunicação possibilitam o acesso às ofertas educacionais para os profissionais da saúde, por exemplo, por meio de cursos online. Um dos formatos utilizados para desenvolver cursos cujo objetivo é a educação permanente tem sido o Massive Online Open Courses (MOOC). De modo geral os MOOCs são cursos ofertados gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet. O Ambiente Virtual do SUS (AVASUS) é uma plataforma de ensino cuja missão é promover conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Os cursos são elaborados por instituições de ensino superior, e disponibilizados gratuitamente para profissionais, estudantes e gestores da área da saúde e público em geral. Dentre os cursos na modalidade de MOOCs com temáticas da Atenção Primária à Saúde (APS) disponíveis no AVASUS, estão os que foram desenvolvidos pelo Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo do presente estudo foi identificar as contribuições dos cursos autoinstrucionais do PEPSUS, segundo os médicos vinculados ao Programa Mais Médicos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. As informações foram obtidas diretamente da base de dados do AVASUS. Na análise foram utilizados os softwares R e ATLAS.ti.versão 8 de 2019, gratuita. A coleta de dados online teve a participação de 98 médicos que responderam ao questionário. O questionário abordava aspectos relacionados à aplicabilidade dos conteúdos na prática profissional. Os resultados mostraram que os MOOCs do PEPSUS dispõem de conteúdos aplicáveis ao contexto de trabalho na APS, envolvendo as práticas clínicas e de cuidado, e consequentemente impactando na qualidade da atenção à saúde. Os profissionais médicos que participaram desta pesquisa, destacaram os conteúdos relacionados à contextualização da realidade (conteúdos alinhados à realidade do território/APS) e atenção à saúde nas diversas condições (saúde do trabalhador, doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, saúde da pessoa privada de liberdade). As evidências obtidas neste estudo, atestam a aplicabilidade dos conteúdos abordados nos MOOCs do PEPSUS na APS, mas, também sinalizam a necessidade de garantir a qualidade da produção, usabilidade da plataforma, e instituir um contínuo monitoramento, com objetivo de manter a qualidade da informação, nesta modalidade de ensino.