Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ELABORAÇÃO DE UM PODCAST COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pamela Lima Dias Lins, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Amanda dos Santos Cabral, Bruna Liane Passos Lucas, Maria Kátia Gomes, Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-01-29

Resumo


Trata-se do relato de experiência acerca da elaboração de um material educativo no formato de podcast. O material foi intitulado “Uma aventura contra o coronavírus”, idealizado e produzido pela equipe executora do projeto de ensino-pesquisa-extensão “Teatro em Saúde” para o público infantil. Devido o contexto pandêmico da COVID-19, adaptou-se às metodologias do projeto, aderindo às ferramentas virtuais. Essa medida foi importante para prosseguir com as ações de educação popular em saúde respeitando as normas de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial da Saúde. Sob essa ótica, a equipe dedicou-se a produção de um material educativo que fosse inclusivo e alcançasse o público-alvo, de modo a promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Desta forma, o podcast se configura como um instrumento potencializador para compartilhamento das informações de saúde para essa parcela vulnerável da comunidade indo ao encontro da Lei Brasileira de Inclusão. A adoção deste tipo de estratégia é importante, uma vez que, a acessibilidade é um direito humano fundamental e sua implementação é de suma importância para promover a participação social e o sentimento de protagonismo das pessoas com deficiência durante o processo de educação em saúde. Objetivou: descrever a experiência do projeto, referente à elaboração de um podcast sobre a importância do uso da máscara para o combate à pandemia. Utilizou-se personagens populares do universo infantil e paródias lúdicas à luz dos princípios da educação popular em saúde segundo Paulo Freire e dos atributos derivativos da APS, a saber: a abordagem familiar e competência cultural. Esse material foi compartilhado por meio do Spotify®. Sobre a temática principal, o podcast abordou o uso correto de máscaras faciais como uma importante estratégia de enfrentamento à Covid-19. Além disso, foram abordados no material em áudio a higienização das mãos e o isolamento social para prevenção/controle das infecções pelo SARS-CoV-2. Para isso, foram utilizados personagens e musicais dos filmes “Frozen” e “A caminho da Lua”. Esse podcast foi uma forma de estimular a interação dialógica com as crianças e seus familiares/responsáveis de modo a favorecer a compreensão das suas expectativas/percepções/dificuldades a respeito das medidas de combate da Covid-19. Além disso, permitiu ampliar o público-alvo proporcionando o acesso de pessoas com deficiência aos conteúdos de saúde produzidos pelo projeto. No mais, visando a importância do protagonismo infantil, os principais desafios têm sido a exclusão digital de parcela considerável da população, sobretudo a mais vulnerável, e a necessidade de adequação da linguagem aos contextos de vida dos seguidores das mídias sociais do projeto.