Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NÃO DEIXE A COVID VENCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DO VIDEOCLIPE NA MODALIDADE VIRTUAL
Pamela Lima Dias Lins, Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Lucas Lima de Carvalho, Lucas Rodrigues Claro, Amanda dos Santos Cabral, Bruna Liane Passos Lucas, Claudia Lima Campos Alzuguir, Antonio Vieira dos Santos

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


O uso de máscaras mediante a conjuntura da pandemia de COVID-19 tem sido preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este é uma medida de proteção individual, que acarreta em proteção coletiva, por ser uma barreira eficaz na redução de liberação das gotículas e aerossóis virais. Desta forma, torna-se importante realizar ações educativas em saúde que objetivem orientar a população acerca deste cuidado. O presente relato versa acerca da produção de um videoclipe abordando a temática do uso correto de máscaras projeto de ensinopesquisa-extensão “Teatro em Saúde” para o público adulto. Objetivou: descrever as experiências do projeto, referentes à produção de um videoclipe sobre o uso correto de máscaras para o público adulto. O público-alvo deste vídeo foram adultos (maiores de 25 anos) e idosos. Para a elaboração do videoclipe, utilizou-se elementos do teatro, da música e da dança para abordar o tema proposto de maneira pedagógica e criativa, visando compartilhar informações sobre educação em saúde para adolescentes. É importante destacar o uso de uma linguagem acessível, coerente e dinâmica, buscando adaptar-se à faixa etária alvo. Para isto, utilizou-se como estratégia a reprodução de paisagens do Rio de Janeiro, conduzindo o espectador a uma viagem pelo cotidiano de uma mulher pela cidade. O vídeo educativo foi intitulado “Não deixe a Covid Vencer”. Após sua produção, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais do projeto , sendo elas TikTok® (@teatroemsaude), Youtube® (Teatro em Saúde), Instagram® (@teatroemsaude) e Facebook® (Teatro em Saúde). A paródia foi inspirada na música “Não deixe o Samba Morrer” da cantora Alcione, escolhida por fazer parte do universo do público-alvo, o que facilita a identificação com a temática e a produção de significado. Com isto, a equipe do projeto conseguiu captar a atenção dos espectadores de forma efetiva. Este objetivo foi alcançado pois o teatro demonstra ser uma importante ferramenta facilitadora de comunicação, que permite compartilhar conhecimento e aprendizagem em saúde de forma lúdica e estimulante. Isto leva o público a reflexão, ajudando a potencializar a educação popular, contribuindo também para a prevenção de agravos e promoção da saúde. Possibilita assim uma ruptura do modelo pedagógico tradicional. Constata-se, a partir dos resultados obtidos, que a utilização das redes sociais possibilitou o compartilhamento dos conhecimentos de saúde, não somente para o público alvo, como também ampliou o acesso ao conteúdo. Observou-se também que utilizar as ferramentas virtuais como um recurso facilitador permitiu que o projeto desse continuidade em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, mantendo a responsabilidade social da troca de saberes em saúde de forma horizontal, eficaz e humanizada, servindo de estímulo para que as pessoas tenham a autonomia do cuidado.