Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Massive Online Open Courses do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família no contexto da pandemia de COVID-19
Talita Helena Monteiro de Moura, Patrícia Smith Cavalcante, Patrícia Smith Cavalcante, José Adailton da Silva, José Adailton da Silva

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


As tecnologias digitais de informação e comunicação possibilitam o acesso às ofertas educacionais para os profissionais da saúde, por exemplo, por meio de cursos online. Um dos formatos utilizados para desenvolver cursos cujo objetivo é a educação permanente tem sido o Massive Online Open Courses (MOOC). O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) dispõe de cursos no formato de MOOCs. São cursos autoinstrucionais que visam o protagonismo do cursista, na escolha do itinerário formativo. Os MOOCs do PEPSUS constituem estratégias de educação permanente com ferramentas aplicáveis às práticas nos territórios do SUS.  O objetivo do presente estudo foi analisar a adesão aos MOOCs do PEPSUS no contexto da pandemia da COVID-19. Realizou-se um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que os MOOCs do PEPSUS têm alcance em todas as regiões do Brasil. Quanto ao quantitativo de inscritos, os módulos publicados antes do início da pandemia de covid-19 no Brasil, apresentaram aumento. O total de inscritos e certificações por MOOC, desde o lançamento, em agosto de 2017 até março de 2020 foi 41.091 e 24.243 respectivamente. E, considerando o período de lançamento de cada MOOC, até outubro de 2020 totalizaram-se 71.612 inscritos e 48.854 certificações. Portanto, após o mês de março de 2020, o quantitativo de inscritos e certificações aumentou, possivelmente devido ao cenário de pandemia mundial, e a necessidade de manter-se atualizado principalmente sobre os protocolos para atendimento na Atenção Primária. Diante das especificidades que emergiram no cenário de pandemia da COVID-19, foram desenvolvidas diversas ferramentas educacionais em ambientes virtuais para subsidiar o acesso às informações baseadas em evidências científicas.