Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Aplicabilidade do método Photovoice como estratégia de ensino-aprendizagem em saúde
Francisco Jose Leal de Vasconcelos, Luiz Jose Lima Neto, Maria Beatriz Domingues Cunha, Cibelle Lopes da Costa, Priscila Jorge Azevedo de Souza, Maria Eduarda Costa, Mateus Fernandes Rodrigues

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação:  A fotografia é uma forma de linguagem que possui infinitas formas, aplicações e múltiplas interpretações. Nesse sentido, o método do Photovoice foi desenvolvido, no âmbito da pesquisa científica, com o objetivo de utilizar as fotografias como estratégia de ampliar o diálogo com a comunidade e melhor observar e registrar os momentos centrais na vida das pessoas, que são tidos como temas comuns. Esse método envolve uma abordagem crítica de situações reais a partir do olhar dialético e dos relacionamentos envolvidos com a imagem.  Desenvolvimento do trabalho: O método foi executado por alunos do curso de medicina durante o Módulo de Ações Integrais em Saúde II, nos meses de agosto a setembro de 2021. Foi proposto que os alunos, durante as aulas práticas nos Centros de Saúde da Família-CSF, executassem o método do Photovoice como estratégia educacional, o que serviria para despertar a curiosidade e a percepção sobre as peculiaridades do território e das pessoas que nele vivem. Após o registro das imagens, o debate se concentrou no entorno das seguintes perguntas geradoras: O que você vê aqui? O que está acontecendo? Como isso se relaciona com nossas vidas? Por que esse problema existe? E o que podemos fazer sobre isso? Resultados e/ou impactos: A imagem escolhida retratou o olhar profundo e vazio de uma paciente – aparentemente com transtorno de bipolaridade – que chegou ao CSF com sua filha relatando queixas de secreção na mama. A partir da imagem capturada, a discussão entre os autores seguiu de modo mais profundo e reflexivo. A combinação entre a experiência vivenciada e a imagem registrada permitiu aos discentes um olhar ampliado sobre os cuidados com a saúde da população. E por mais que se trate de uma situação rotineira de um CSF, a imagem reflete a importância da procura e do acesso aos serviços primários de saúde; tudo com a intencionalidade de promover a avaliação do estado de saúde geral da usuária, de encontrar o diagnóstico adequado ao problema de saúde e, caso necessário, adotar uma conduta compatível. A imagem também permitiu uma discussão sobre a importância do acompanhamento periódico de pacientes com perfil semelhante ao do caso relatado, principalmente devido às condições de vulnerabilidade social do território onde a usuária reside. A fragilidade psíquica da usuária ficou bastante evidente na imagem fotografada, fato que possibilitou um intenso debate visto que a usuária acaba sendo impedida de exercer atividades remuneradas, além de desenvolver dependência dos programas sociais governamentais de apoio familiar. Considerações Finais: Conclui-se que o Photovoice é um método inovador de aprendizagem baseado na vivência, contudo, é pouco conhecido e utilizado. Sob a ótica da aprendizagem na área da saúde, o método é capaz de estimular os profissionais a melhor visualizar a realidade desconhecida das pessoas do território. Por fim, considera-se que uma estratégia como a que ora se relata gera possibilidades de reflexão e construção de novos significados para coisas comuns.