Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PROJETO VER-SUS BRASIL: UMA PERSPECTIVA INTERPROFISSIONAL
Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Maria Rocineide Ferreira da Silva

Última alteração: 2022-02-22

Resumo


Apresentação: O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) busca o desenvolvimento do protagonismo estudantil a partir da imersão de estudantes de diversas categorias profissionais nos múltiplos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é compreender a interprofissionalidade a partir dos egressos deste Projeto. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma inter(in)venção cartográfica. Foram realizadas entrevistas virtuais com cinco profissionais de quatro categorias, a saber: psicologia, enfermagem, fisioterapia e medicina, em junho de 2021. As entrevistas foram realizadas pelo google meet, uma vez que objetivava-se capturar olhares, gestos e promover encontros. O momento de produção de dados em coletivo permitiu reflexões profissionais e humanas para os participantes. A cartografia permitiu a reinvenção da pesquisa a todo momento, conscientizando o cartógrafo que ele é um eterno aprendiz. Ao iniciar os questionamentos observava-se: olhares, sorrisos, pausas, expressividade para pensar no vivido durante o VER-SUS e suas práticas profissionais saltavam deles e delas. A análise dos dados foi realizada a partir da análise da implicação. Os princípios bioéticos foram respeitados. Ressalta-se que este estudo faz parte de uma tese que teve parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisas. Resultados e/ou impactos: O Projeto os(as) transformaram. Relataram que o VER-SUS tinha ficado adormecido em suas mentes, já que alguns deles quando participaram do projeto ainda eram imaturos para compreender algumas vivências. Quando começaram a trabalhar nos serviços de saúde, ocorria uma espécie de atualização de uma virtualidade materializada em atos-vivências de um cotidiano, no mundo do trabalho.  Os conflitos e as potencialidades vivenciados naquela experiência na graduação começavam a fazer mais sentido ainda. O VER-SUS permitiu: o aguçamento do sentimento de coletividade; o fortalecimento da identidade de papeis de seu núcleo profissional, ultrapassando o conceito medicalocêntrico; o reconhecimento do cuidado centrado no paciente; despertou para novas formas de aprender, de se relacionar com as pessoas e de enxergar novos espaços de atuação; conhecer o fazer de outras categorias profissionais. Eles sentiram o SUS em seus corpos a partir das vivências proporcionadas pelo Projeto. Para eles a interprofissionalidade ocorre quando os profissionais de diferentes categorias ultrapassam a hierarquização de seus saberes uniprofissionais, onde há um (com)partilhamento dos saberes a partir de relações dialógicas. Eles destacaram ainda que o principal desafio é a superação do corporativismo profissional. Dentre as práticas interprofissionais elencam-se: o próprio cuidado com o paciente a partir do diálogo e interação de diferentes categorias profissionais; realização de alguns procedimentos comuns a mais de uma profissão, como por exemplo, a ventilação mecânica; discussão de casos; trabalho em equipe, no geral; planejamento; e o exercício de romper com vaidades uniprofissionais. Considerações finais: O VER-SUS é uma experimentação a partir das pluralidades que permitem o aguçamento da curiosidade de aprender com o outro a partir do momento em que ele desperta o desejo por saber dos estudantes. A interprofissionalidade permite assim sustentar o trabalho com gente, a fim de cuidar melhor de quem precisa de cuidado e assim ampliar a potencialidade da intervenção em saúde.