Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A LÃ COMO TECNOLOGIA PRÁTICA PARA O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Max Amaral Balieiro, Ítalo José Crespo de Alcobaça, Mayssa Girlayne Neves dos Santos, Lorrane Caroline Pinheiro da Fonseca, Luiz Roger Vilhena Corrêa, Cátia Cilene Lopes Maciel, Paulo Rodrigo Cardoso Pereira, Silvia Elena Dias Martuchi

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Apresentação: A Anatomia Humana é uma disciplina que contempla inúmeros cursos de graduação na área da saúde, dessa maneira, estudá-la e compreendê-la se torna inerente à formação de qualquer acadêmico da área da saúde, ao que tange os estudantes de enfermagem não seria diferente. Novas nuances metodológicas acabaram por se integrar nas Instituições de Ensino Superior como estratégias ensino-pedagógicas com objetivo de somar ao ensino comum que perdurou por décadas, um exemplo disso seria a inserção da arte cinematográfica nos últimos anos, entretanto, para o estudo de disciplinas teórico-práticas como esta matéria este recurso não se torna tão efetivo, necessitando nesse aspecto, de uma reinvenção por parte dos educadores de outros meios para a consolidação do aprendizado por parte dos alunos acerca das estruturas anatômicas mais robustas como, o sistema muscular e outros complexos dentro do aspecto orgânico do ser humano, em vista disso, o objetivo deste estudo se centra em descrever a experiência, enquanto acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem e participante da uma disciplina intitulada “Anatomia Humana”. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo de cunho qualitativo do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá no período de fevereiro a junho de 2019. Resultados: A experiência possibilitou a percepção sobre o uso de um método para o ensino mais ativo por meio do uso de um tecido como a lã pode, empiricamente, evidenciar o estudo de estruturas anatômicas humanas e corroborar para o entendimento do local em que eles se inserem, por meio das fibras e quais seus principais movimentos em relação aos planos anatômicos de estudo, tal resultado só foi possível em detrimento da criação de grupos para estudos acerca dos músculos e construção por estes, frente a um esqueleto para a base, seguido de uma exposição sobre esse estudo e suas características para o fomento da educação. Considerações finais: Conclui-se, então, que essa via de ensino aplicada à prática da disciplina de anatomia humana corroborou com o aprendizado dos alunos, servindo como alicerce de estudos anatômicos, quando a prática aplicada a cadáveres não for possível. No mais, entende-se que a formação de acadêmicos voltados para a área da saúde requer inúmeros instrumentos facilitadores de ensino, que estimulem a imaginação e o aprendizado de maneira positiva, neste aspecto, o uso do tecido conhecido como lã, constatou com estas afirmativas, trazendo à tona, visões de ensino talvez pouco usadas dentro das universidades. Atualmente, concebe-se que o ensino da anatomia humana e de outras disciplinas bases são imprescindíveis ao aprendizado dos discentes do cursos da saúde, nesse sentido faz-se necessário que as estratégias adotadas pelos professores dentro das salas e nos ambientes práticos sejam dinâmicas e despertem o aprendizado, potencializado dessa maneira os resultados de seu ensino, este relato, portanto, evidencia como a anatomia humana em enfermagem pode ser ensinada de uma maneira mais didática, em vista das novas tecnologias para o aprendizado.