Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Integração ensino/serviço/comunidade da disciplina Estágio Rural em Saúde Coletiva, da Universidade do Estado do Amazonas
LAURAMARIS DE ARRUDA REGIS-ARANHA, Fernanda Cristina de Menezes Santos, Waldeyde Oderilda Gualberto Magalhães, Maria de Fátima Ribeiro Rodrigues, Guilherme Regis Aranha, Adriana Beatriz Silveira Pinto, Shirley Maria de Araújo Passos, Ângela Xavier Monteiro

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


No Brasil, o processo de ensino na maioria das faculdades ainda está voltado aos cuidados de problemas de maior complexidade, não correspondendo ao perfil desejado pelo mercado de trabalho do Sistema Único de Saúde e do Programa de Saúde da Família (PSF). Diante dessa realidade, as universidades vêm buscando se adequar às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), mediante a expansão do ensino para Atenção Primária à Saúde (APS). Os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), possui uma disciplina em comum e obrigatória denominada Estágio Rural em Saúde Coletiva. Esta disciplina possibilita aos acadêmicos finalistas, a experiência de vivenciar in loco a realidade das condições de saúde de municípios situados no interior do Amazonas, com a participação de forma autônoma, interdisciplinar e multidisciplinar em serviços de Atenção Primaria em Saúde, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o Sistema Único de Saúde (SUS), no Interior do Estado do Amazonas.

Dessa forma, este trabalho tem por objetivo relatar a disciplina de Estágio Rural em Saúde Coletiva, no ano de 2020.

Desenvolvimento do trabalho

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e documental, onde os dados foram coletados em 2021, por uma acadêmica do 5º período do curso de Odontologia, por meio de informações obtidas no banco de dados da disciplina Estágio Rural em Saúde Coletiva da ESA/UEA. A coleta de dados foi realizada somente após aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da UEA, registrado sob o número 46477521.5.0000.5016.

Resultados e/ou impactos:

O desenvolvimento da disciplina se dá por meio da formação de quatro turmas anuais, sendo cada turma composta por seis até doze municípios, onde os alunos permanecem em média 45 dias inseridos na Estratégia Saúde da Família dos municípios do interior do Estado.

Durante esse período foram desenvolvidas ações assistenciais, de prevenção e promoção de saúde em 15 (24,2%) municípios do Estado do Amazonas, por aproximadamente 210 discentes da disciplina Estágio Rural em Saúde Coletiva. Destes, 88 (41%) alunos integravam o curso de Medicina, prevalecendo o sexo feminino (61,4%), 79 (37,6%) alunos de Odontologia, prevalecendo o sexo feminino (75,9%). Do curso de Enfermagem, foram 43 (20,5%) alunos, prevalecendo o sexo feminino (70,1%).

Por meio dos 37 relatórios – atividades desenvolvidas pelos discentes entregues ao final da disciplina – pode-se observar uma aproximação com a realidade socioeconômica e cultural da população, integrada à comunidade e ao serviço de saúde local, possibilitando vivenciar o cuidado oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em contextos regionais e epidemiológicos específicos, além de oportunizar ensino-aprendizagem mais próximo das demandas do SUS.

Considerações finais

A vivência desses alunos em tal disciplina proporcionou a experiência do trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar, em cujo formato a troca de conhecimento é inerente.