Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR
Gustavo Hanich Kirsch, Priscila Vieira Bastos, Liége Lessa Godoy, Mariangela Kraemer Lenz Ziede

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


A  abertura da escola aos propósitos de saúde como prioridade pública apoia-se na compreensão de que um programa de saúde escolar eficaz seja um dos investimentos mais promissores da nação para melhorar simultaneamente educação e saúde segundo a Organização Mundial da Saúde. Desde o Relatório do Encontro Internacional sobre Saúde em todas as Políticas ocorrido no Brasil no ano de 2002, quando abordado sobre vida saudável ao indivíduo e a comunidade, menciona os benefícios que uma boa saúde pode trazer, pois uma pessoa mais saudável tem um melhor aprendizado.A promoção da saúde envolve diferentes setores do Estado, sendo um deles o educacional. Conforme políticas do Ministério da Saúde existe incentivo para realizar ações intersetoriais que envolvam por exemplo escolas da rede pública e o Sistema Único de Saúde (SUS). Essas ações buscam proporcionar qualidade de vida na Educação Básica, explorando assim a prevenção, atenção à saúde e suas vulnerabilidades. Nesse sentido, atividades de educação e saúde são propostas tendo como base o projeto político pedagógico da instituição escolar e a unidade básica de saúde da comunidade. Diferentes possibilidades de acesso a bens e serviços, diferentes condições de manutenção e oferta de equipamento das escolas podem determinar distintas condições de atuação e diferentes possibilidades de garantir a qualidade do serviço prestado. Logo, se a escola está localizada em uma zona rural, quilombola ou índigena a diversidade de cada grupo social deve ser respeitada. Contudo, o Ministério da Saúde entende este período estudantil como sendo essencial para desenvolver ações que previnem algumas doenças, bem como de fatores de proteção. Sendo estas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) que contam com atividades/avaliações prioritárias, tendo como objetivo detectar o estado de saúde geral dos educandos inseridos nas intuições de ensino pública, tais como, nutrição, obesidade, avaliação postural, visual e/ou auditiva, presença de anemias e verminoses. Ainda procedendo um olhar integral e integrado, para capacitar em saúde, é realizado um trabalho interdisciplinar para desenvolver alguns temas, como por exemplo: alimentação saudável, ações contra violência, higiene, segurança, planejamento familiar, primeiros socorros. Para a prevenção de aspectos de risco, o programa agrega a verificação da carteira de vacinação, acidentes, situações de gravidez precoce, orientações sobre sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST 'S). A escola tem  função pedagógica, política e social dentro das comunidades. O PSE articula ações entre as áreas da saúde e da educação visando a promoção da saúde e o bem estar físico e mental na comunidade. O presente estudo teve como objetivo principal a construção de um guia digital intitulado "Guia prático das ações do Programa Saúde na Escola” para o auxílio aos profissionais da saúde e educação na implementação e prática das ações do PSE. O Guia contém orientações, temas transversais e atividades lúdicas sobre cada uma das ações que devem ser desenvolvidas no PSE tais como: saúde bucal, prevenção de hostilidade e acidentes, cultura de paz, entre outras. Logo, para que a saúde na escola aconteça é necessário o desenvolvimento de um trabalho integrado entre os profissionais de saúde e educação com foco no cuidado. Os participantes deste estudo são profissionais da área da saúde e da educação que atuam fazendo parte do grupo do PSE de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Ao redigir o Guia, levou-se em consideração as diretrizes do Programa Saúde na Escola, Decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007 que instituiu o programa. O Guia está sendo utilizado por profissionais de ensino superior da educação e saúde  no município onde foi realizada a pesquisa para construção do mesmo.O decreto nº 419 de dezembro de 2021 iniciou a  implementação  de  sua aplicação. O Guia instrumentaliza uma alternativa para os profissionais qualificarem as suas ações consolidando o processo de educação em saúde, contribuindo para a promoção da saúde em instituições de ensino e na vida dos educandos. Apesar de pouco tempo de sua implementação, iniciou-se uma análise prévia através de dados preliminares obtidos em algumas ações. Esta coleta inicial de dados foi feita através de rodas de conversa das quais participaram tanto profissionais da saúde como da educação em suas diversas atuações na comunidade. Além disso, foi realizado um fórum de debates entre estes profissionais através do Sistema Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta atividade foi abordado o significado de ter este material como auxílio no desenvolvimento das ações do PSE, vivência nas ações e orientação descritas no Guia digital.No que se refere aos resultados parciais até o momento, contamos com 42 participantes no fórum interagindo sobre as impressões a respeito do Guia e suas temáticas das ações do PSE. Estas interações entre os usuários do Guia são enriquecedoras e de extrema importância para nós pesquisadores e para a contribuição ao material na hora do agir educacional. A partir dos dados prévios das rodas de conversa e do fórum, podemos identificar alguns resultados como melhoria das ações referente a temática da Covid-19, onde muitos participantes ressaltaram a dificuldade de conseguir desenvolver de forma lúdica e trazer a importância dos cuidados de prevenção aos educandos. Também  foi destaque a ideia do jogo da batata sapeca para abordar o direito sexual e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), visto que os profissionais utilizaram esta sugestão didática para abordar esta ação como a mais significativa entre os adolescentes. Os profissionais do Ensino Fundamental, descreveram a ideia de confeccionar amarelinha junto com os alunos, o que  contribui e muito na alfabetização matemática, na forma da escrita dos números e formas geométricas  para estes pequeninos que estão ingressando no mundo da escola . Por fim, cabe destacar o entusiasmo durante as rodas de conversas com os profissionais, sobre ter este Guia em suas mãos e  realizar as ações  com outra visão de abordagem da determinada ação e desenvolver a cativação dos educandos. Como sugestão para as próximas versões do Guia, alguns profissionais recomendaram agregar se possível um link de acesso a vídeos mostrando as novas ações dentro do guia digital.   Foi sugerido enfaticamente que fosse repassado este Guia a municípios vizinhos, tendo como profissionais trabalhadores não somente no município da pesquisa e sim em outros também, para que assim possam utilizar a didática, orientações às ações do PSE também no outro local de trabalho.  Conclui-se que o profissional atuante no PSE precisa estar em formação permanente sobre a educação em saúde, identificando situações, desenvolvendo ações educativas em parceria com os estudantes. Neste cenário percebe-se que o Guia é um material relevante e muito útil podendo ser implementado em outras unidades do PSE. O Guia é um  material suplementar de divulgação e orientação aos profissionais,pois busca prevenir e promover a saúde dos nossos adultos do futuro.