Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAUDE: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Mirella Giongo, Katia Gomes, Eduardo Alexander Lucas, Lucas Lima de Carvalho

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Objetivo: O presente resumo tem por objetivo apresentar o resultado da pesquisa que buscou analisar as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas pelos docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a Educação Interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, operacionalizado através de uma revisão bibliográfica e entrevistas com docentes e técnicos administrativos na supervisão de estágios da Faculdade de Medicina da UFRJ/RJ. A análise dos dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo de L. Bardin. Resultados: Foram identificadas três categorias temáticas: “O Mosaico e a bricolagem da identidade profissional”; “Mudanças sociais e transformações institucionais no fazer docente da FM/UFRJ na sua relação com a Atenção Primária à Saúde (APS)”; “Gestão  e governança nos cenários de prática da APS: a urgência da pactuação Interinstitucional". Considerações finais: Para os entrevistados a APS é relevante  como cenário de prática para a formação de recursos humanos, sendo indicada a aproximação do estudante de forma precoce e longitudinal ao longo do curso. O trabalho e a educação interprofissional ainda apresentam fragilidades, sendo necessária a intencionalidade pedagógica e institucional nos processos de ambos os campos: saúde e educação. O cuidado em saúde ainda tem forte componente biomédico, observando-se a necessidade de maiores investimentos no campo da saúde coletiva e saúde mental nas dinâmicas de trabalho da APS. Constatou-se o avanço da reorientação curricular na graduação da  Faculdade de Medicina da UFRJ em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, mas para a superação dos desafios relativos ao modelo biomédico, ainda predominante, a concentração em cenários de prática da rede hospitalar universitária e a atuação uniprofissional, são exigidos esforços articulados dos setores educação e saúde.