Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Programa de Extensão Formação Interprofissional, Saúde, Território e Comunidade: compromisso com o sistema integrado ensino-serviço-comunidade
Mirella Giongo, Cristal Aragão, Thiago Melício, Katia Gomes, Alice Neris Silva, André Augusto Rezende, Juliana Theberge Oliveira, Maria Luiza Villar, Mayara Monteiro Nascimento, Priscilla Borges Pinheiro, Samara Luiza Silva, Vivian Lise Ferreira Da Silva

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Objetivo: Este resumo tem por objetivo apresentar  a experiência do Programa de Extensão: Formação Interprofissional, Saúde, Território e Comunidade, que reúne três projetos de extensão: O telemonitoramento e a restauração do cuidado em área de elevada vulnerabilidade para COVID 19 no Rio de Janeiro - Faculdade de Medicina; Território, Comunidade e Saúde - Faculdade de Odontologia e PET/Saúde interprofissionalidade - Faculdade de Psicologia. O programa é o desdobramento institucional do PET Educação Interprofissional/UFRJ (Edital 2019/2020) e envolve os cursos de  medicina, odontologia, psicologia, enfermagem e saúde coletiva, com graduandos e pós-graduandos das residências de Medicina, Enfermagem e Multiprofissional em Saúde da Família, inseridos no processo de trabalho das equipes da APS do município do Rio de Janeiro. É ressaltada ênfase em ações nos territórios dos Complexos do Alemão, da Penha e Ilha do Governador, de forma integrada com o movimento social organizado, fortalecendo a sustentabilidade das redes SUS e sociais locais, bem como, a institucionalização do Sistema Integrado Ensino-Serviço-Comunidade. Metodologia: As ações são desenvolvidas nas Clínicas da Família Zilda Arns, Felipe Cardoso e Wilma Costa, na AP 3.1, cumprindo as Diretrizes Curriculares Nacionais/DCN/2014. Emprega metodologias ativas, problematizadoras, produzindo alinhamento entre diversas disciplinas de graduação dos cinco cursos envolvidos. No processo há investimento na formação e educação permanente dos profissionais, construindo uma nova cultura entre docentes, discentes e profissionais, tendo por eixo a educação e o trabalho interprofissional colaborativo. Resultados: A partir da interação de graduandos, pós-graduandos e extensionistas, foram realizadas18000 (dezoito mil) consultas por telemonitoramento e telecuidado com usuários suspeitos de COVID -19 e acompanhamento de crianças e adultos com doenças crônicas. Também foram realizadas rodas de conversa com usuários, famílias e movimento social para escuta qualitativa, criação e divulgação de materiais educativos de promoção e prevenção em saúde com o apoio das redes sociais locais.