Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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APRENDIZAGEM SISTEMATIZADA BASEADA EM CASOS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: POTENCIALIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA
Eduardo Carvalho de Souza, Carlos Alberto dos Santos Gomes, José Claudio Garcia Lira Neto, Geraldo Magela Nogueira Marques

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação: A formação médica teve uma expansão considerável no Brasil na última década. Com isso, muitos desafios circundam essa formação, que por sua vez deve estar pautada e alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com outras normativas que direcionam para uma formação médica que deve levar em consideração as múltiplas realidades que a população brasileira está inserida. Nesse contexto, observa-se que muitas Instituições de Ensino Superior têm construído linhas de fuga para sair de um ensino tradicional rumo a um ensino no qual o aluno se torne protagonista e deva se engajar em seu processo de ensino e aprendizagem. Esse movimento corresponde a uma inovação na forma de ensinar, na qual o aluno é colocado de frente a situações e problemas reais que induzem reflexões e a busca por informações que colaboram diretamente com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.  Sendo assim, o objetivo do presente estudo é descrever a experiência de docentes de um curso de medicina com a utilização de metodologia ativa de ensino e aprendizagem baseada em casos nas disciplinas do eixo de Atenção Básica à Saúde. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência de docentes do curso de medicina, de uma universidade da Baixada Santista, ao atuarem com a Aprendizagem Sistematizada Baseada em Casos na Atenção Básica.  O relato é referente aos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, durante a coordenação de seis disciplinas do eixo, das quais participaram mais de 300 alunos. Resultados e/ou impactos: O curso de medicina ao qual o grupo de docentes está inserido foi totalmente estruturado com o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Desta forma, é importante desvelar que os alunos desde o primeiro semestre já tem contato com essa ferramenta de ensino e são colocados a vivenciarem a Atenção Básica e tudo que ela pode oferecer. Sendo assim, os alunos são confrontados com múltiplas temáticas, realidades e complexidades conforme o semestre que eles estejam. A partir desses encontros eles passam a problematizar essas experiências em sala de aula. Essas experimentações com o mundo real se conformam como o ponto de partida para teorizar muitas lacunas de conhecimentos que são notadas frente às realidades encontradas. Com isso, os alunos buscam informações e conhecimentos para que num cenário de atuação profissional eles possam usá-los para mudar aquela realidade, considerando a medicina baseada em evidências. Para o grupo docente, a Aprendizagem Sistematizada Baseada em Casos se configura como um método de ensino extremamente potente na formação médica, é passível de observação as conquistas, os conhecimentos e o amadurecimento adquirido pelos alunos no decorrer do processo. Considerações finais: Apesar de todos os desafios existentes na formação médica, pode-se afirmar que as inovações incorporadas no processo de ensino e aprendizagem tem se conformado como potências para uma formação profissional permeado pela ética, pela empatia e pela busca de mudanças de realidade, a partir do conhecimento e da ciência.