Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ADESÃO DA TECNOLOGIA PARA CONTINUIDADE DO CUIDADO ÀS FAMÍLIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NO INTERIOR DO CEARÁ
MARIA VIVIANNE NASCIMENTO ALBUQUERQUE, Darc Maria Pereira Pessoa, Daniele de Sousa Peixoto

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Apresentação/objetivo: A experiência relatada é uma das estratégias construídas pelas profissionais residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), alocadas no município de Caucaia/Ce, tendo em vista a necessidade de novas estratégias de trabalho provenientes da situação atual de pandemia do novo Coronavírus. A experiência foi planejada e desenvolvida em virtude da importância da continuidade do acesso dos usuários ao serviço de saúde e o seguimento do isolamento social. Os atendimentos virtuais são realizados pela equipe multiprofissional de residentes e seu acompanhamento se estrutura na construção do Plano Terapêutico Singular (PTS) para as famílias atendidas durante o período de pandemia. Essa experiência tem como objetivo promover a continuidade da assistência à saúde e a integralidade dos serviços, respeitando as orientações de isolamento social sem gerar prejuízo nos cuidados aos usuários.

Desenvolvimento do trabalho: A partir de 22 de maio de 2020, as famílias e os usuários são encaminhados pela Estratégia de Saúde da Família para atendimentos remotos multidisciplinares realizados pelas profissionais residentes de psicologia, serviço social e fisioterapia. Temos como ferramenta de comunicação, chamadas de vídeos e mensagens pelo aplicativo de Whatsapp. Utilizamos instrumentos específicos para condução das entrevistas e ressaltamos que são observados critérios preconizados pelos respectivos conselhos de classe e orientações técnicas vigentes. A partir de uma escuta qualificada e das necessidades de saúde indicada pelos usuários, cada caso é compartilhado com as equipes de referência para construção de um projeto terapêutico singular que será apresentado ao usuário ou a família assistida. Assim, o usuário é inserido no processo, fomentando sua co-responsabilidade e autonomia. O projeto de cada usuário será reavaliado como forma de alcançar os objetivos propostos de uma forma resolutiva e efetiva.

Resultados: A utilização de chamadas de vídeo para os atendimentos remotos possibilitou a subsistência do auxílio às famílias e suas carências, sendo levada à equipe de saúde em formato multidisciplinar e concluindo com a construção de planos terapêuticos singulares (PTS) para cada núcleo familiar. A intervenção continua atuante enquanto perdurar os efeitos da pandemia, que exigem adaptações na forma de atendimento. Nossa meta mensal almeja a construção de quinze projetos terapêuticos, priorizando as famílias e a construção colaborativa, além de garantir a possibilidade de reavaliação dos resultados.

Considerações Finais: A visita domiciliar virtual desenvolvida pela equipe de residentes possibilitou a continuidade do auxílio às famílias mesmo em época de pandemia e isolamento social, sabendo-se que as necessidades dos usuários persistem ou se agravam, através de sintomas físicos ou psicológicos, devido à atual situação. Assim, essa estratégia fomenta a importância da manutenção do acesso à assistência de saúde dos usuários, tendo efetividade para o serviço e na percepção do cuidado continuado pelo usuário.