Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A ARTETERAPIA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA DO CUIDADO AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Rayana Gonçalves de Brito, Denise Machado Duran Gutierrez

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Introdução: Com o aumento da população idosa no Brasil, ao longo dos últimos anos, e do decreto da pandemia por COVID-19 anunciada pela Organização Mundial da Saúde em 2020, é essencial que a qualidade de vida dessa população que depende de instituições de apoio à saúde da pessoa idosa seja preservada. As ações e prestações de serviços que busquem a promoção à saúde, através da prevenção de doenças incapacitantes comuns para a faixa etária são de fundamental importância para promover o bem-estar físico e mental, além de fornecer meios para a socialização com comunidade através da arteterapia. Objetivo: Relatar a experiência da arteterapia vivenciada com grupos de idosos cadastrados em uma Fundação Aberta da Terceira Idade em meio à pandemia por COVID-19. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na cidade de Manaus-AM e atua como um Centro de Referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à população na área de Gerontologia e Saúde do Idoso. Os idosos cadastrados frequentam aulas de artes semanalmente, de acordo com um cronograma com horários preestabelecidos. Os encontros ocorrem por meio de oficinas de arte, com duração média de duas horas. Os pequenos grupos entre 5 a 8 participantes são formados de acordo com a faixa etária e características cognitivas, com intuito de manter-se equilibrado e equânime. Não é realizada a separação por gênero, buscando promover uma melhor interação entre os componentes de cada grupo. A arteterapia é um método terapêutico transdisciplinar que usa a arte como modo de expressar os conflitos e emoções internas, amenizando possíveis sentimentos negativos reprimidos no decorrer da vida dos longevos. Resultados: Evidenciou-se que a arteterapia proporciona diversos benefícios aos idosos, como a melhora na interação interpessoal, otimização da cognição, potencializa a concentração, previne a demência, promove a possibilidade de novas habilidades, melhora a comunicação e autoconhecimento da busca da autonomia através do ludismo. Considerações finais: a arteterapia contribui significativamente para a qualidade de vida e o bem-estar biopsicossocial dos idosos institucionalizados em meio à pandemia por COVID-19; além de promover maiores vínculos que contribuem para um envelhecimento mais ativo e saudável.

Palavras-chave: Terapia pela arte. Idoso fragilizado. Serviços de saúde para idosos. Saúde do idoso institucionalizado. Qualidade de vida.