Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NARRATIVAS DE SI E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: MEMORIAL ACADÊMICO COMO PROJETO DE FORMAÇÃO MÉDICA
Cintia Aparecida Ataide

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação : O memorial acadêmico como um exercício (auto)biográfico revela ser uma ferramenta formativa importante para o processo de formação acadêmica. Tendo em vista que a narrativa de si propicia encontros, reflexões e sentidos existenciais, sendo um instrumental rico que facilita a expressão das necessidades e das dificuldades enfrentadas durante o contexto formativo. Ao escrever sobre si, é possível também desvelar uma escuta sensível sobre as angústias, medos e dúvidas vivificadas no decurso da formação.

Desenvolvimento: O presente trabalho consiste em apresentar a análise de trabalhos de conclusão de curso, em formato de memorial acadêmico, desenvolvido por estudantes de medicina de uma instituição pública de ensino. Todos os materiais estão disponibilizados de forma pública na biblioteca digital da universidade. Para análise dos memoriais foi utilizada a técnica de análise do sujeito coletivo.  As ideias centrais foram organizadas por categorização. Após , extraíram-se dos memoriais analisados  as “expressões chaves” correspondentes às ideias centrais de cada categoria. Para tratamento dos dados obtidos e agrupamento das palavras chaves, foi utilizado um recurso digital gratuito (MentiMenter®) . A partir dessa ferramenta foi possível organizar os conteúdos principais dos trabalhos mapeados, compilando as palavras chaves de cada trabalho, dimensionando as palavras que são mais evidenciadas e organizando-as para apresentação em uma representação de nuvem de ideias.

Resultados: Através das vivências relatadas no memorial acadêmico os dados apontam para uma construção identitária aberta as possibilidades e desafios vividos no decurso da formação. A partir da análise de memoriais acadêmicos foi possível identificar necessidades de atenção à saúde mental do estudante de medicina, bem como desenvolvimento de habilidades atitudinais e relacionais.

Repensar a pluralidade da formação médica é um dos principais dilemas e desafios para a construção de uma identidade profissional autêntica e sólida.  Analisar as dimensões vivenciais que futuros médicos elencaram como importantes para a formação é de certa maneira dar voz a representação das imagens construídas no decorrer da formação e refletir sobre o impacto dessas imagens na identidade pessoal e profissional

Considerações Finais: Entender os atravessamentos  vividos as diversas dificuldades enfrentadas na sua construção formativa, possibilita compreender que o cenário formativo é um processo com muitas rupturas e arestas que quando não consubstanciado de maneira propositiva, pode gerar entornos de sofrimento e angustia.