Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito do ensino da educação básica na pandemia COVID-19
MARCIA CRISTINA MOCCELLIN, MARILEI DE MELO TAVARES, CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES, THIAGO NOGUEIRA SILVA, FABIANA RAMOS VARGAS, LUCIANO BARBOSA DA SILVA, VICTORIA RIBEIRO TELES

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: Os hábitos no planeta dos mais simples aos mais complexas foram pressionados a adaptações em uma velocidade incomum, considerando o surgimento da pandemia por COVID-19. Os imbricamentos de afazeres, cumprimento com rigor de protocolos sanitários, forçoso isolamento social, vivências de diversos lutos e experienciação de emoções e sentimentos, inclusive sem o contato físico foram patentes. Portanto, a economia, saúde e educação, esse importante tripé, esteve e está amplamente em discussão.

Em se tratando do campo da Educação, é importante apontar que o desenvolvimento de competências relacionadas a cultura e linguagens digitais, era, até então, desenvolvidas timidamente. Contudo, com a pandemia, as práticas pedagógicas foram impactadas com a necessidade de ajustes em diversos aspectos, com celeridade, principalmente, com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.

Portanto, este trabalho tem como objetivo de reconhecer a produção do conhecimento científico em relação a identificação das tecnologias digitais da comunicação e informação utilizadas pelos professores regentes da educação básica à partir da pandemia COVID-19.

Desenvolvimento do trabalho: Foi realizado o Estado da Arte onde realizou-se buscas no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (Scielo) nos meses de março e abril de 2021. Os filtros utilizados foram textos completos dos últimos cinco anos, somando oito materiais na Biblioteca Virtual em Saúde em língua portuguesa.

Resultados e/ou impactos: Considerando o quantitativo de material encontrado, desenhou-se o cenário de esforço para identificar as tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas na educação básica da rede pública. Foram encontrados, em realce, protocolos sanitários para o retorno híbrido e presencial, para serem adotados por toda a comunidade escolar.

Considerações finais: Assim, a pesquisa é contemporânea e importante no sentido do surgimento de novas cepas da COVID-19 e possíveis exigências para a convivência nesses novos padrões comportamentais. As aprendizagens construídas servirão como base para novas construções e novos saberes, inclusive com os desdobramentos socioemocionais dos protagonistas direta e indiretamente relacionados com a Educação, contribuindo para a ciência e para uma sociedade mais igualitária.