Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
MÚSICA:UM RECURSO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS PROFISSIONAI S DA ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID -19
Marcone Souza, Ãndrea Souza

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Resumo

A pandemia da covid-19 incidiu diretamente no trabalho dos profissionais da saúde. Para cuidar das pessoas, evitar a infecção e a propagação do vírus, a dinâmica e a organização hospitalar foram cotidianamente revistas. A sobrecarga de trabalho, a rotina exaustiva, o medo de contaminação, da morte,afetaram aspectos da vida dos profissionais de enfermagem, com implicações na assistência prestada aos pacientes. Este estudo constitui uma pesquisa narrativa de abordagem qualitativa. Buscou-se a partir das narrativas dos participantes da pesquisa os quais atuaram na linha de frente, conhecer as principais interferências no trabalho atravessadas pela situação imposta pela pandemia da Covid-19. Os objetivos da pesquisa consistiram em analisar como a música pode contribuir para os processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) e para a produção de cuidado de si das equipes de enfermagem em tempos de pandemia.

O cenário do estudo foi em um hospital destinado ao atendimento de pacientes com covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Os participantes do estudo foram os integrantes da quipe de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) da unidade cenário da pesquisa. O método de seleção foi de amostragem aleatória simples sem reposição. A produção de dados foi formulada após um encontro/concerto no dia do plantão. Foi ofertada música selecionada e tocada pelo autor da pesquisa para os participantes. Papel e caneta também foram oferecidos para que eles escrevessem durante o encontro/concerto, suas narrativas a partir da pergunta geradora: como foi para você trabalhar no curso da pandemia de Covid-19? A leitura das narrativas possibilitou inferências importantes sobre o trabalho produzido pela equipe de enfermagem em tempos de pandemia. Foi possível   perceber os atravessamentos nefastos nos processos de trabalho, ao mesmo tempo, em que são revelados que a força e o desejo de implementar um trabalho qualificado, move os profissionais de enfermagem, principalmente em momentos de caos como este experimentado durante a pandemia de covid-19.

Que esta pesquisa contribua para que a equipe de enfermagem, encontre na música mais um recurso para o cuidado de si, e que ao mesmo tempo se constitua em um dispositivo de cuidado para estas pessoas, as quais denominamos de gente que cuida de gente”, e que seja um recurso que auxilie esses profissionais a lidarem com situações produtoras de danos a sua saúde física e mental.

Palavras-chave: Equipe de enfermagem. Pandemia. Música. Serviços de saúde.