Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E NA PESQUISA: Um relato de experiência
Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Lucas Dias Soares Machado, Eduardo Carvalho de Souza, Rafael Bezerra Duarte, Leni Lúcia Nobre Moura, Israel Coutinho Sampaio Lima, José Batista Tomaz Cisne, Maria Rocineide Ferreira da Silva

Última alteração: 2022-02-22

Resumo


Apresentação: A utilização de metodologias ativas no ensino e na pesquisa buscam estimular o protagonismo dos sujeitos envolvidos. Apesar do modelo tradicional de ensino ainda ser hegemônico no nosso país, verifica-se que cada vez mais os docentes e pesquisadores buscam implantar essas iniciativas em seu cotidiano. Neste sentido, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de docentes e pesquisadores na utilização de metodologias ativas nas salas de aula e na realização de pesquisas em universidades públicas do interior do Ceará. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de docentes e pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Públicas do interior do Ceará a partir de suas vivências em diferentes contextos educacionais: na graduação, na pós-graduação, no desenvolvimento docente ou em momentos de Educação Permanente em Saúde. Resultados e/ou impactos: Verifica-se que as pessoas que tiveram experiências com as metodologias ativas enquanto alunos tem mais sensibilidade para utilizá-las em seu espaço de trabalho, seja como docente ou pesquisador. Dentre as potencialidades da utilização das metodologias ativas pode-se elencar: autonomia e protagonismo dos sujeitos; estímulo da reflexão e do pensamento crítico; desenvolvimento de competências socioemocionais que estimulam a potência para tomada de decisão; maior adesão as práticas de ensino ou ao desenvolvimento da pesquisa. As fragilidades centram-se na precarização do trabalho. Enquanto pesquisador faltam-se recursos suficientes para o desenvolvimento desse tipo de técnica de produção de dados, uma vez que requer um tempo maior de execução e inúmeras idas ao campo. E enquanto docente há um modelo culturalmente hegemônico de transmissão do conhecimento, onde admite-se ainda uma hierarquia entre docente e discentes. Neste sentido, é necessário e desafiador o estímulo a implantação de programas de desenvolvimento docente nas instituições de ensino, onde tenha como principal premissa educacional a aprendizagem centrada no aluno. Ressalta-se que as instituições já adequaram os seus currículos e projetos políticos pedagógicos. Mas na realidade prática ainda precisa-se avançar, uma vez que a formação básica de muitos docentes foi a partir do modelo tradicional de ensino. É necessário também que não haja uma banalização dessas metodologias, uma vez que precisam estar respaldadas em referenciais teóricas que busquem uma aprendizagem significativa. Considerações finais: As metodologias ativas contribuem para a formação de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e do desenvolvimento de pesquisas. Portanto, é necessário que cada vez mais seja estimulada a utilização deste tipo de metodologia, a fim de reconhecerem os sujeitos envolvidos como centro da aprendizagem ou do estudo.