Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-22
Resumo
Apresentação: A utilização de metodologias ativas no ensino e na pesquisa buscam estimular o protagonismo dos sujeitos envolvidos. Apesar do modelo tradicional de ensino ainda ser hegemônico no nosso país, verifica-se que cada vez mais os docentes e pesquisadores buscam implantar essas iniciativas em seu cotidiano. Neste sentido, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de docentes e pesquisadores na utilização de metodologias ativas nas salas de aula e na realização de pesquisas em universidades públicas do interior do Ceará. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de docentes e pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Públicas do interior do Ceará a partir de suas vivências em diferentes contextos educacionais: na graduação, na pós-graduação, no desenvolvimento docente ou em momentos de Educação Permanente em Saúde. Resultados e/ou impactos: Verifica-se que as pessoas que tiveram experiências com as metodologias ativas enquanto alunos tem mais sensibilidade para utilizá-las em seu espaço de trabalho, seja como docente ou pesquisador. Dentre as potencialidades da utilização das metodologias ativas pode-se elencar: autonomia e protagonismo dos sujeitos; estímulo da reflexão e do pensamento crítico; desenvolvimento de competências socioemocionais que estimulam a potência para tomada de decisão; maior adesão as práticas de ensino ou ao desenvolvimento da pesquisa. As fragilidades centram-se na precarização do trabalho. Enquanto pesquisador faltam-se recursos suficientes para o desenvolvimento desse tipo de técnica de produção de dados, uma vez que requer um tempo maior de execução e inúmeras idas ao campo. E enquanto docente há um modelo culturalmente hegemônico de transmissão do conhecimento, onde admite-se ainda uma hierarquia entre docente e discentes. Neste sentido, é necessário e desafiador o estímulo a implantação de programas de desenvolvimento docente nas instituições de ensino, onde tenha como principal premissa educacional a aprendizagem centrada no aluno. Ressalta-se que as instituições já adequaram os seus currículos e projetos políticos pedagógicos. Mas na realidade prática ainda precisa-se avançar, uma vez que a formação básica de muitos docentes foi a partir do modelo tradicional de ensino. É necessário também que não haja uma banalização dessas metodologias, uma vez que precisam estar respaldadas em referenciais teóricas que busquem uma aprendizagem significativa. Considerações finais: As metodologias ativas contribuem para a formação de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e do desenvolvimento de pesquisas. Portanto, é necessário que cada vez mais seja estimulada a utilização deste tipo de metodologia, a fim de reconhecerem os sujeitos envolvidos como centro da aprendizagem ou do estudo.