Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A prática de facilitação na formação de docentes-assistenciais
Mariana Lisboa Costa, Silvana Assis Machado

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação

A prática pedagógica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) busca uma educação inovadora que transcende o ensino/trabalho docente conservador, reprodutivo e memorizador, entendendo, portanto, o aluno e o educador como sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem.

O curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais – Formação de docentes-assistenciais teve o objetivo de capacitar enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas para as atividades docente-assistenciais que contemplam atividades de supervisão, preceptoria e tutoria, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APS), componente Provimento e Fixação de profissionais, que atuam nos municípios nas equipes de Saúde da Família/ equipes de Atenção Primária, acerca dos princípios e habilidades inerentes à prática clínica.

O curso foi organizado de modo que os facilitadores atuassem de forma individual ou em duplas exercendo importante papel de mediar a aprendizagem a partir de assuntos contextualizados e diversificados, valendo-se de diferentes metodologias e estratégias, que possibilitaram a aprendizagem ativa dos docentes-assistenciais. A modalidade de ensino foi a distância, com momentos síncronos on-line e assíncronos com Aprendizagem Autodirigida (AAD), devido a Pandemia do COVID-19 no momento de seu desenvolvimento.

 

Objetivo

Apresentar um relato de experiência de Facilitadores do Curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais – Formação de docentes-assistenciais na perspectiva da educação permanente em saúde/reflexão da prática.

 

Metodologia

A educação permanente em saúde (EPS) é pautada na análise crítica dos processos de trabalho e dos processos de formação, bem como no fortalecimento de práticas e experiências inovadoras na saúde o que possibilita reorganizar os processos de formação dos profissionais de saúde.

A estratégia da EPS se articula às necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho com uma visão crítica reflexiva do cenário de prática na perspectiva de identificar os problemas e lacunas existentes, buscar soluções na condução desse processo, proporcionando a construção de novos conhecimentos e ampliação das capacidades das suas práticas.

Na prática docente dos facilitadores foram utilizados recursos didáticos-pedagógicos e recursos tecnológicos como, por exemplo, o uso de ferramenta Jamboard do Google, estratégias metodológicas ativas nas Oficinas de Trabalho, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou no compartilhamento de Viagem Educacional, entre outras.  Os encontros síncronos on-line ocorreram pela Plataforma Zoom que possibilitaram aprendizagens inovadoras e interativas, tanto para os facilitadores quanto para seus educandos – docentes-assistenciais.

A construção do conhecimento dos facilitadores se deu também em espaço de Educação Permanente em Saúde para reflexão da prática, no coletivo, reunindo 9 facilitadores, semanalmente, às quartas-feiras, em momentos presenciais e síncronos on-line, com duração de 5 (cinco) meses. A linha guia das discussões foi o planejamento educacional dos encontros com os docentes-assistenciais, definidos em momentos de alinhamento do termo de referência, documento orientador das atividades educacionais, e de reflexão da prática.

A ementa do curso que objetivou capacitar enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas que atuam nos municípios do Espírito Santo, nas equipes de Saúde da Família/ equipes de Atenção Primária, contemplou atribuições de supervisão, preceptoria e tutoria. Como parte da ementa os facilitadores desenvolveram junto aos seus docentes-assistenciais as seguintes Unidades Educacionais:

 

  1. Processos de Aprendizagem – Compreender as diferentes concepções de aprendizagem, tecnicistas e reflexivas, que fazem parte dos processos educacionais na área da saúde, a partir da reflexão de como as ações educacionais podem se correlacionar com a prática profissional assistencial.
  2. Metodologias Inovadoras - Compreender as diferentes metodologias inovadoras utilizadas nos processos educacionais na área da saúde e o papel do docente assistencial na aplicabilidade dessas novas metodologias voltadas para a formação e qualificação das práticas profissionais.
  3. Prática Docente - Desenvolver o processo de aprendizagem a partir da reflexão sobre a prática docente, no sentido do desenvolvimento de uma mediação crítica, voltada à melhoria da formação profissional do docente-assistencial e avaliação dialógica.

 

Resultados e Discussão

O espaço de reflexão da prática procurou desencadear processos reflexivos, de autoavaliação, organizando experiências e ambiente colaborativo, que incluíram propostas de aprendizagem crítico reflexiva, acolhendo e valorizando os seus domínios cognitivos, atitudinais e afetivos.

Este processo de diálogo de aprendizagens entre os facilitadores, permitiu um olhar mais aprofundado sobre o processo vivido. A cada encontro, as narrativas de cada facilitador sobre as suas vivências abordaram os fatores de sucesso, as dificuldades ou os desafios, potencializando as práticas no cenário educacional na capacidade de se voltar sobre si mesmo, na busca de desvelar caminhos e compreender diferentes necessidades de aprendizagem geradas neste processo formativo.

A importância atribuída ao compartilhamento das práticas e aprendizagens, seja do ponto de vista de recursos tecnológico, seja do ponto de vista pedagógico fez com que se desenvolvesse um processo participativo, organizado e dinamizado no sentido de reconhecer conceitos e processos envolvidos no curso, estabelecer relações entre práticas e aprendizagens, refletir criticamente sobre as ações e, sobretudo, tecer considerações reflexivas relevantes para a construção de uma identidade de facilitador.

A colaboração entre os facilitadores foi um dos aspectos mais realçados durante todo o processo, em lugar de destaque para o fortalecimento do papel do facilitador. Estas relações colaborativas trazem implicações ao nível da transformação das relações entre pessoas na prática docente e visaram o envolvimento de cada um na formação dos docentes-assistenciais.

O processo de facilitação para a formação síncrona on-line contou não só com aprendizagens pedagógicas/metodológicas, mas, também com aprendizagens tecnológicas, a exemplo de jogos interativos como disparador, o que possibilitou amadurecimento e busca de soluções na mediação para a construção do conhecimento dos docentes-assistenciais.

O desenvolvimento das atividades práticas dos facilitadores, que se organizaram em duplas, também propiciou processos de aprendizagem diferenciada, para melhor elaboração e desenvolvimento das atividades educacionais, e até mesmo escolhas adequadas de estratégias e tecnologias educacionais.

 

Considerações Finais

 

A prática docente dos facilitadores possibilitou aos profissionais envolvidos o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes no papel de mediador da aprendizagem significativa, em articulação com os pressupostos da Educação Permanente em Saúde e utilização de metodologias ativas, o que agregou novos conhecimentos e novas práticas no fazer do facilitador.

Os conhecimentos adquiridos tanto na reflexão da prática no grupo de facilitadores quanto no papel de facilitador na formação docente-assistencial possibilitaram que dúvidas e tensionamentos com o advento das tecnologias para o ensino on-line se dissipassem, com contribuição para adquirir novas e diferentes ferramentas que colaboraram no processo de ensino e aprendizagem.

Cabe salientar que o espaço de educação permanente/reflexão da prática trouxe uma reflexão sobre a ação para um trabalho docente exitoso e seguro no desenvolvimento profissional/docente, no intuito de ressignificar suas práticas pedagógicas.